Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Inaugurada nova sede dos Lençóis Maranhenses
Início do conteúdo da página

Tamar estuda populações de tartarugas-verdes em SC

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 17h07
Além de colher dados para as ações do Centro, levantamento servirá, também, para subsidiar proposta de criação de parque municipal na região de Penha, no litoral centro-norte do estado

TAMA

Brasília (13/07/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou o levantamento populacional de tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na praia do Cascalho, no município de Penha, em Santa Catarina. Pesquisadores do Centro, sediados na base de Florianópolis, já realizam capturas intencionais para o estudo.

A atividade visa, entre outras coisas, estimar a população de tartarugas-verdes que utilizam a região como área de alimentação, abrigo e descanso; avaliar a condição geral dos indivíduos; levantar dados sobre a dieta, fisiologia e comportamento e identificar as ameaças a que estão expostas no local.

Além disso, serão coletadas amostras biológicas dos animais para estudos genéticos, moleculares, hematológicos e bioquímicos. Todas as informações levantadas servirão como base científica para subsidiar e auxiliar na tentativa de se criar um parque municipal na região que teria o objetivo de preservar o ecossistema e biodiversidade locais.

“Este estudo será realizado ao longo de um ano, com saídas mensais à área escolhida e conta com a parceria da Fundação Pró-Tamar e Universidade do Vale do Itajaí¨, disse o analista ambiental Eron Paes e Lima, da Base do Centro Tamar ICMBio em Florianópolis.

Além de Penha, outras áreas estão sendo cogitadas para a realização do monitoramento, uma vez que concentram também um grande número de animais, com diferentes faixas de tamanho, conforme é comprovado em avistamentos e encalhes.

Cascalho é uma das 19 praias do município de Penha, localizado na região centro-norte do litoral catarinense, na bacia do Vale do Itajaí. A região tem clima úmido, com temperatura média de 35o C no verão, chegando à mínima de 8o C no inverno.

Comunicação ICMBio – (61) 2028-9280 – com informações do Tamar (27) 3222-1417/4775
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página