Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Operação combate caça ilegal na Serra da Bocaina
Início do conteúdo da página

Resex Chico Mendes cria ecotrilha para caminhada

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 17h15
Percurso de 90 km será sinalizado neste fim de semana, após oficina com voluntários. Inauguração está prevista para a próxima semana, no projeto “10 picos, 10 travessias”, que celebra os 10 anos do ICMBio

TRILHA CHICO MENDES

Lorene Lima
lorene.cunha@icmbio.gov.br

Brasília (09/08/2017) – Uma das primeiras unidades de conservação de uso sustentável do Brasil se prepara para dar a largada no projeto “10 picos, 10 travessias”, em comemoração ao aniversário de dez anos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no Acre, realizará nesta quinta-feira (10), oficina com voluntários para implementar o seu mais novo atrativo, uma trilha para caminhadas de longo percurso, com 90 quilômetros no total.

A Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio conduzirá a oficina, que ocorrerá no parque zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, a partir das 13h. A sinalização do percurso no interior da reserva será feita entre sexta-feira (11) e domingo (13), após as aulas teóricas sobre usos e funções dos diversos símbolos utilizados nas trilhas para caminhadas (trekking).

. Confira o percurso e saiba mais sobre a Trilha Chico Mendes

A chefe da unidade de conservação, Cristina Silva, informou que a primeira travessia da trilha está marcada para a semana que vem, entre entre quarta-feira (16) e domingo (20), com a participação de cerca de 30 pessoas. Segundo ela, será uma oportunidade de mostrar a variedade e riqueza ecológica da região. “A Trilha Chico Mendes é uma das muitas maravilhas existentes na Resex. Precisamos apresentar o que há de melhor nesta unidade de conservação, tão especial para o planeta em diversos aspectos”, afirmou Cristina, ao lembrar que a iniciativa tem o apoio do governo estadual.

De acordo com Fernando Maia, analista ambiental da Resex, a travessia foi pensada para fomentar o turismo na unidade de conservação e, por outro lado, beneficiar as comunidades que vivem e produzem na reserva. “A ideia é que a partir da trilha sejam desenvolvidas diversas outras atividades, gerando ganhos sociais e econômicos para os moradores”, disse ele.

Além disso, Fernando conta que a gestão da reserva aproveitará a oficina com os voluntários para consolidar o programa de voluntariado de forma institucionalizada e permanente, para atuar na manutenção e abertura de novos atrativos na unidade de conservação.

Serviço:

O quê: Oficina de Sinalização da Trilha Chico Mendes
Quando: nesta quinta-feira (10 de agosto), às 13h
Onde: parque zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco (AC)
Importante: os interessados em participar das atividades de implementação da Trilha Chico Mendes poderão se inscrever pelo e-mail reservaextrativistachicomendes@gmail.com ou pelo facebook da Resex

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página