Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Caravana Tamar percorre praias do Sul
Início do conteúdo da página

Caravana Tamar percorre praias do Sul

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 11h55
Lançada no domingo em Palhoça (SC), exposição traz réplicas de tartarugas marinhas em tamanho natural e painéis fotográficos sobre os trabalhos de conservação

IMG 1839

Sandra Tavares
sandra.tavares@icmbio.gov.br

Florianópolis (19/09/17) – A Base Avançada em Florianópolis (SC) do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas e Biodiversidade Marinha do Leste (Centro Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou, no domingo (17), a temporada 2017/2018 da Caravana Tamar.

A caravana consiste em uma exposição itinerante que irá percorrer praias do litoral sul do Brasil, com o objetivo de divulgar as ações que o Tamar realiza, juntamente com os seus parceiros, em defesa da conservação das tartarugas marinhas.

A exposição traz réplicas de tartarugas marinhas em tamanho natural e painéis fotográficos explicativos sobre os trabalhos realizados na conservação das tartarugas marinhas. A praia escolhida para o início da caravana foi a da Pinheira, no município de Palhoça (SC).

“A Praia da Pinheira conta com uma importante comunidade pesqueira do estado de Santa Catarina, daí começarmos por ela”, disse o analista ambiental da Base Avançada do Centro Tamar/ICMBio em Florianópolis, Eron Paes e Lima.

No domingo, durante a exposição, também foi realizada soltura de uma tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas, conhecida popularmente como tartaruga verde. O animal pesava 6 kg e 37 cm de comprimento de casco. Ela foi capturada acidentalmente em uma rede de pesca e entregue ao Tamar por pescadores.

Na base do Tamar, sob os cuidados da equipe veterinária, a tartaruga foi devidamente tratada e reabilitada. Quando recebeu alta, foi liberada ao mar na presença da comunidade. “Mesmo em um dia nublado e meio chuvoso, a exposição foi um sucesso marcado pela presença da comunidade”, celebra Eron. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Palhoça.

O Projeto Tamar foi criado em 1980 e é união de esforços entre o ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. As próximas exposições acontecerão nos municípios de Penha, Balneário Camboriú, Piçarras, Laguna, todos em Santa Catarina, e Torres, no Rio Grande do Sul.

Comunicação ICMBio – (61) 2028-9280 – com informações da Comunicação Tamar/ICMBio
(27) 3222-1417/4775
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página