Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA de Guapi-Mirim comemora 33 anos neste sábado
Início do conteúdo da página

APA de Guapi-Mirim comemora 33 anos neste sábado

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 11h54
Uma das atrações será uma remada saindo da praia de Piedade até a foz do rio Iriri. Canoas, caiaques e stand-ups estão convidados a deixar as águas da Baía de Guanabara mais coloridas. Participe!

Convite aniversario APA 33 Anos

Brasília (21/09/2017) - No final da década de 1970, a Baía de Guanabara parecia estar com seus dias contados: o seu berçário poderia ser aterrado e os últimos rios que desaguam vivos nela poderiam ser canalizados. Mas graças à luta da sociedade civil, em 1984 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapi-Mirim. São 14 mil hectares de manguezais, bairros rurais e mar.

Neste sábado (23), será comemorado o 33º aniversário dessa unidade de conservação da natureza criada por decreto do governo federal. O local é de encher os olhos: a praia de Piedade, no município de Magé, tem manguezal dos dois lados, com a ilha de Paquetá ao longe. De lá é possível visualizar as montanhas do Rio de Janeiro, de Niterói e da região serrana.

Uma das atrações da festa de aniversário será uma remada saindo da praia de Piedade, no interior da APA, até a foz do rio Iriri, num percursos de 10 km. Canoas, caiaques e stand-ups estão convidados a deixar as águas da baía mais coloridas, sem provocar poluição. Já está até confirmada a ida de uma canoa havaiana de 6 pessoas saindo de Itaipu, em Niterói

Para os que são mais da terra, além de apreciar embarcações diferentes, a manhã terá várias atividades. O mutirão de limpeza da praia, cadastrado na Semana Mundial de Limpeza do Planeta, vai ajudar a deixar o manguezal mais livre para novas árvores crescerem.

Haverá ainda a pré-estreia do filme “Mar Urbano”. Na ocasião, o diretor Ricardo Gomes vai contar sobre as lindas imagens de mergulhos feitos na Baía de Guanabara. Produtores locais irão mostrar e vender seus produtos. Escoteiros darão uma oficina de trabalhos com bambu. E a banda Dedos em Som deixará o dia ainda mais alegre.

"Todos são convidados para se divertir, aprender e colaborar para a proteção do maior remanescente de manguezal do estado do Rio de Janeiro", avisa Juliana Fukuda, gestora da APA.

Serviço:

Aniversário de 33 anos da Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim
Local: praia da Piedade, município de Magé
Data: 23 de setembro de 2017, de 9h às 12h
Link para o evento: https://www.facebook.com/apa.guapimirim
Contato: Juliana Cristina Fukuda – analista ambiental do ICMBio
Telefone – (21) 2633-0079
Email- juliana.fukuda@icmbio.gov.br

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página