Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Veadeiros controla fogo e reabre para visitação
Início do conteúdo da página

Veadeiros controla fogo e reabre para visitação

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 18h21
Parque nacional estava fechado desde a véspera do feriado do dia 12 por causa de incêndios que atingiram àrea próxima aos atrativos da UC em Goiás. Focos já foram extintos

06 parna chapadadosveadeiros semdata Ion Davi

Carla Viviane
ascomchicomendes@icmbio.gov.br

Brasília (16/10/2017) - O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, será reaberto para visitação pública nesta terça-feira (17). A informação é do chefe da unidade, Fernando Tatagiba. Segundo ele, o trabalho de monitoramento e avaliação realizado no final da tarde desta segunda-feira (16) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostra que o incêndio na área de uso público foi extinto, permitindo que o parque seja reaberto com segurança para os turistas.

Ao longo dos últimos dias, mais de 50 brigadistas estiveram envolvidos no combate a dois focos de incêndio no interior e outro em área próxima ao parque. O fogo teve início na véspera do feriado do dia 12 de outubro, comprometendo a visitação na unidade. Grande parte dos focos já foi eliminada ou permanece em monitoramento, inclusive com sobrevoos panorâmicos.

De acordo com a gestão da unidade, há ainda um foco fora do parque no município de Cavalcante, no interior da comunidade quilombola Kalunga, que está sob combate dos brigadistas do PrevFogo, do Ibama, e dos brigadistas comunitários.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio, criada em 1961. A área possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

A unidade também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 2001. Este ano, o parque já recebeu mais de 43 mil visitantes.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página