Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros
Início do conteúdo da página

ICMBio reforça combate ao fogo em Veadeiros

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 20h39
ICMBio mobiliza parceiros e mais de 100 pessoas combatem o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

mapa chapada dos veadeiros materia

Brasília (20/10/2017) – Brigadistas seguiram trabalhando noite adentro, quando a temperatura é mais baixa, no combate aos incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Até agora o evento consumiu 8,5 mil hectares. O flanco esquerdo do incêndio foi extinto e há expectativa de extinção também do flanco direito ao longo do dia. No entanto, o foco da frente, na região do Rio Preto, persiste.

Além dos 65 brigadistas do ICMBio, Ibama e voluntários, está prevista para hoje a chegada de 30 bombeiros enviados pelo governo do Distrito Federal. O parque tem ainda o apoio da própria comunidade que, sob a orientação da brigada do ICMBio, auxilia no combate aos incêndios.

No momento quatro aviões-tanque trabalham no lançamento de água e monitoramento. Também há apoio de um helicóptero do Ibama.

Na semana passada, na véspera do feriado do dia 12, um primeiro incêndio atingiu a unidade, mas foi controlado na segunda-feira (16). Novos focos surgiram nesta quarta (17), às margens da rodovia GO 118, e se alastraram pelo interior do parque.

A suspeita é que esses novos incêndios tenham intenção criminosa, pois foram provocados depois da região dos aceiros, que funciona como uma barreira para impedir a entrada do fogo na área protegida pelo parque. O vento forte empurrou as chamas para o oeste da rodovia, no sentido Distrito Federal-Tocantins, e, com a baixa umidade relativa do ar, elas aumentaram o seu poder destrutivo.

A unidade segue fechada para visitação como medida de segurança para os turistas.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página