Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Lideranças da Terra do Meio se reúnem com ICMBio
Início do conteúdo da página

Trilha União Parque Nacional de Brasília é inaugurada

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 14h46
O novo atrativo de 45 km integra quatro unidades de conservação federais

Trilha União Parna Brasilia Flona Brasilia ElaneRibeiro 93

Lorene Lima

A inauguração da “Trilha União Parque Nacional de Brasília” reuniu mais de 400 ciclistas neste domingo (3). O novo atrativo de 45 km integra quatro unidades de conservação federais (UCs): Floresta Nacional de Brasília, Áreas de Proteção Ambiental do Planalto Central e do Rio Descoberto e Reserva Biológica (Rebio) da Contagem. Embora esse seja o maior circuito para mountain bike do Brasil, o atrativo também está aberto aos adeptos da caminhada.

O ciclista Marcos Pimenta esteve no evento e comemorou a abertura da nova travessia. “Esse novo espaço foi construído em tempo recorde com a parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e dos voluntários. O resultado desse trabalho é um presente para nós mesmos e para as futuras gerações”, afirmou.

CapturarNa ocasião, o DER organizou uma blitz educativa na DF 001, próximo ao início da trilha, o objetivo foi alertar os motoristas sobre a redução da velocidade da via de 80 para 60 km/h. A medida faz parte de um conjunto de estratégias adotadas para proteção da fauna, já que os animais costumam atravessar a pista, correndo o risco de serem atropelados pelos carros que passam em alta velocidade.

A chefe do Parque Nacional de Brasília, Juliana Alves, contou que a unidade de conservação vem cada vez mais diversificando as atividades de uso público, trazendo outras opções de recreação em meio à natureza. Ela agradeceu todos que participaram da realização desse projeto promissor. “O resultado deste grande planejamento é sem dúvida a consolidação de um corredor ecológico, com potencial para expansão nos próximos anos”.

Além das UCs e do DER/DF, participaram do projeto a Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, com forte apoio e engajamento dos voluntários do Instituto, que atuaram no processo desde a etapa de planejamento até as etapas de monitoramento e manutenção.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página