Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA contrata empresa para plano de manejo
Início do conteúdo da página

A serviço da natureza, voluntários celebram seu dia

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 17h40
Voluntários relatam experiências em evento promovido pelo ICMBio. Unidades também têm programação para festejar a data


diainternacionaldovoluntariado 201702

Helena Rodrigues, Maria Divina Pereira da Silva, João Carlos Machado e Márcio Chabla Nascimento compartilham da mesma ideia: cuidar e viver experiências em meio à natureza. Eles fazem parte do grupo de voluntários que ajudou a construir a Trilha União Parque Nacional de Brasília de 45 quilômetros inaugurada no último domingo (3/12). A experiência foi relatada hoje (5) no evento organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para comemorar o Dia Internacional do Voluntáriado. Outras unidades de conservação também têm programação para festejar a data.

O evento foi aberto pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, que agradeceu a participação dos mais de 2 mil voluntários que ajudam nas unidades de conservação do ICMBio. “A participação da comunidade é valorosa para as unidades. Todos dando as mãos pela natureza, com amor e dedicação”, disse Soavinski. O coordenador-geral de Gestão Socioambiental do ICMBio, Paulo Russo, afirmou que “ser voluntário é um ato de amor”. “São milhares de voluntários pelo mundo e todos movidos pelo amor. Amor pela vida da natureza. São os embaixadores da biodiversidade”, afirmou Russo. Posição apoiada pela representante do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) Fabiana Prado que também parabenizou os voluntários pelo seu dia.

A abertura do evento ainda teve a participação da apresentadora e atriz da Globo, Maria Paula, hoje, Embaixadora da Paz do Distrito Federal, que proferiu um discurso animado sobre o Dia Internacional do Voluntariado.”Os voluntários roubam a cena. Eles entendem o bem maior que é o serviço feito de forma voluntária, colocando a sua boa vontade, talento e disposição para cuidar da natureza”, afirmou Maria Paula.

Aventureiros Solidários

diavoluntariado201702Todas as terças-feiras e quintas-feiras, a professora aposentada Helena Rodrigues participa de uma caminhada com o seu grupo Aventureiros Solidários no Parque Nacional de Brasília. Depois de manter essa rotina por muitos anos, Helena conta que sentiu vontade de fazer algo mais. “Neste momento decidi que não queria somente caminhar no parque, mas ajudar a cuidar da natureza. Fazer algo maior pela natureza”. Assim, ela, depois da caminhada, passa o dia no parque ajudando o Núcleo de Educação Ambiental. Ela também se juntou ao Grupo de Caminhada de Brasília, e foi uma das voluntárias que trabalhou na construção da Trilha União. “A minha experiência como voluntária é muito rica, não tem dinheiro que pague”, ressalta Helena.

João Carlos Machado conta que o Grupo de Caminhada de Brasília resolveu se unir para construir a Trilha União. “Pensamos de forma coletiva: unir as pessoas em torno de um ideal, que, neste caso, foi o projeto da Trilha União para que toda a comunidade possa usufluir”, justificou. Já a servidora pública Divina Pereira da Silva conta que participou na semana passada de um grupo de estudantes que teve uma aula em inglês em uma trilha na Floresta Nacional de Brasília. Divina foi a voluntária que guiou os alunos e o professor na trilha. “É gratificante o nosso trabalho de voluntário”, diz animada.

Sobre o Programa de Voluntariado do ICMBio

Um dos resultados mais expressivos alcançados esse ano no Programa de Voluntariado do ICMBio é aumento da participação das unidades de conservação. Hoje, são 152 unidades aderidas, o que corresponde a 42% do total de unidades. “Pudemos perceber, além do aumento das adesões, uma maior diversificação das atividades desenvolvidas pelas unidades, demonstrando o potencial do programa após a ampliação do seu escopo de atuação trazida pela instrução normativa”, afirma Fernanda Boaventura, chefe do Serviço de Apoio ao Programa Voluntariado (SEVOL). Ela cita várias ações do programa como 1º Seminário Voluntariado ICMBio - Experiências Internacionais de Voluntariado em Áreas Protegidas e Oficina de Boas Práticas em Voluntariado, lançamento do Guia de Gestão e Guia do Voluntário.

Mais informações sobre o Programa acesse página

Conheça a programação do Dia Internacional do Voluntariado

Veja o vídeo do Programa

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página