Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > ICMBio oferece oficina de sinalização de trilhas
Início do conteúdo da página

ICMBio oferece oficina de sinalização de trilhas

Publicado: Terça, 10 de Abril de 2018, 17h17
Treinamento contou com aula prática de sinalização de parte da trilha dos Caminhos da Serra do Mar no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).
oficinatrilha
A Coordenação Geral de Uso público e Negócios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vem trabalhando com as unidades de conservação na implementação da sinalização de trilhas de longo curso. No dia 8 de abril, foi realizada uma oficina de sinalização rústica de trilhas para voluntários, escoteiros, condutores cadastrados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e técnicos das unidades de conservação vizinhas (Rebio Araras, Parque Estadual dos Três Picos (INEA/RJ) e APA Guapimirim, Flona Mário Xavier).

A oficina, que ocorreu na APA Petrópolis, contou com a participação de cerca de 40 pessoas e teve como prática a sinalização de parte dos Caminhos da Serra do Mar no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Pedro Menezes, coordenador de uso público, citou, na abertura do evento, a importância de trilhas bem sinalizadas nas unidades de conservação e apresentou aos participantes o padrão que vem sendo utilizado pelo ICMBio na sinalização de trilhas de longo curso.

O chefe do Parnaso, Leandro Goulart, destacou a importância da constante implementação das trilhas e citou os resultados já alcançados no projeto Caminhos da Serra do Mar. “A trilha é de 68 km que corta a unidade e que tem favorecido a implantação da unidade e a criação, nas comunidades do entorno, do sentimento de pertencimento da trilha e consequentemente do parque”, argumentou.

Voluntários do Movimento Transcarioca trouxeram a experiência da implementação da trilha de longo curso do Rio de janeiro e como deve ser feita a sinalização efetiva desses espaços. Após apresentar os tipos de sinalização e orientar os participantes sobre a implantação no campo, a turma seguiu para a sinalização de um dos trechos dos Caminhos da Serra do Mar, a trilha Uricanal.

oficinatrilha2Segundo Leandro, ao todo foram sinalizados 5 km de trilha e o padrão utilizado foi a bota com a marca dos Caminhos da Serra do Mar. As cores utilizadas foram o amarelo e preto e todos os participantes tiveram a oportunidade de experimentar a aplicação da sinalização em campo. “É muito importante termos uma sinalização única no instituto que ao mesmo tempo gera a identidade do sistema nacional de trilhas e respeita as particularidades de cada unidade de conservação. Aqui no nosso caso a bota possui a marca da unidade, o Dedo de Deus, logo o caminhante saberá que está participando de um projeto nacional e ao mesmo tempo que a trilha Uricanal faz parte do Parnaso”, salientou Leandro.

“Em fevereiro de 2018 foi feita a sinalização da travessia Petrópolis x Teresópolis, uma das travessias mais tradicionais do Brasil e o padrão utilizado foi o mesmo. O próximo passo será a sinalização do Caminho do Ouro e da Travessia Cobiçado Ventania, carimbando com isso a participação de todo o Caminho da Serra do Mar no projeto de sinalização do ICMBio e na criação de uma trilha que irá do Oiapoque ao Chuí”, salientou Leandro.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página