Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Música é lançada durante celebração do Tamar
Início do conteúdo da página

Música é lançada durante celebração do Tamar

Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 16h45
A conservação das tartarugas marinhas movimentou diversas vozes de vários estados que cantaram TAMARAVILHOSO.
foto6
No Espírito Santo, assim como em todas as bases do Projeto Tamar, durante os dias 6 e 7 de abril, a celebração do Filhote 35 milhões foi um sucesso. Nas ilhas oceânicas ou praias da costa brasileira espalhadas pela Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo ou Santa Catarina o coro foi um só: TAMARAVILHOSO.

Este é o título da música, de autoria de Chico Martins e Guy Marcovaldi, coordenador Nacional do Projeto Tamar, que ecoou em todas as bases, cantada por artistas nacionais, como Lenine e Xangai, e internacionais, de diferentes formas, por diversas vozes. Todos movidos por um mesmo espírito: conservar as tartarugas marinhas não apenas para estas, mas para as futuras gerações.

O trabalho do dia a dia é imenso e ininterrupto. Percorrer praias, monitorar ninhos, e se preciso for desloca-los para locais mais protegidos, e realizar outro igualmente belo trabalho – envolver toda a comunidade litorânea, desde pescadores, a rendeiras, bordadeiras, moradores e artistas locais no mesmo propósito, que é fazer da tartaruga viva um baluarte muito mais especial do que ela morta, tendo sua carne consumida e suas partes transformadas em artefatos, como foi no passado.
ricardotartarugas
O presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, acompanhado do coordenador do Tamar, Joca Thomé, foi participar de perto dessa celebração na sede do Projeto Tamar na Praia do Forte-BA. “Não tem como não se emocionar com um Projeto como este, cujos resultados saltam aos olhos e mais ainda, ao coração, de cada brasileiro. Fico muito feliz de estar aqui, participando desse momento com vocês que constroem todos os dias essa linda história”, frisou Soavinski, após participar de uma soltura de tartaruga marinha no evento.

Em Regência, a música foi cantada por um lindo coral dos profissionais e amigos da base. Em Guriri as crianças puderam se encantar com o tema ‘Bichos do mar e natureza’. E, em Comboios, diversos artistas locais se apresentaram, assim como em Regência, em Linhares-ES. 

“Em Comboios/Regência, vários músicos se juntaram no palco para cantar várias canções da MPB, e as músicas antigas do Tamar. Mas destaco no final a forma natural e de qualidade artística, como a música Tamaravilhoso foi cantada em roupagem bela, em interação com o público presente”, relembra Carlos Sangália, educador ambiental da Base do Tamar em Regência no Espírito Santo.
foto2
Após, houve cortejo puxado pelos filhotes de tartarugas marinhas, chamado por Sangália, como ‘os mais novos habitantes do mar’, até à praia ecoando a música "Na Praia e No Luar Tartaruga Quer o Mar" como uma canção de ninar. “Somos amigos das tartarugas, estamos sempre de plantão, noite e dia. A qualquer hora entramos em ação; somos amigos das carebas, dos seus filhotes defensores, protegendo os seus ninhos contra todos predadores. Por tudo isso "Tamaravilhoso", frisa Sangália.
tamar.comemoração
Sobre o Projeto TAMAR - O Projeto Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Confira a letra da música:

TAMARAVILHOSO
Chico Martins e Guy Marcovaldi

Tamaravilhoso
Sempre lindo
Sempre pra frente
Sorrindo
Tamaravilhoso
E tão belo
Tão contagiante
E sério
Tamaravilhoso
Que energia
É Vitória
Que alegria
Tamaravilhoso
Noite tão linda
E com vces fica melhor ainda
Tamaravilhoso
Tamaravilhoso
Tamaravilhoso
Tamaravilhoso


Conheça mais sobre o Projeto Tamar

Conheça mais sobre Centro Tamar/ICMBio 

Acesse aqui o clipe com a música

Acesse aqui o vídeo com a comunidade cantando TAMARAVILHOSO

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280




registrado em: ,
Fim do conteúdo da página