Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Conheça os representantes do Time Pantanal
Início do conteúdo da página

Conheça os representantes do Time Pantanal

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018, 17h28
O Pantanal é o menor bioma do país e um dos últimos refúgios de espécies ameaçadas e até extintas em outros biomas.
faixa
O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas do mundo, guardando uma enorme beleza cênica e uma biodiversidade incrível. Em extensão territorial, o Pantanal é o menor bioma do país e um dos últimos refúgios de espécies ameaçadas e até extintas em outros biomas. Lá encontramos 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves e 325 de peixes.

Um dos seus pontos mais fortes é o fator torcida, visto que as comunidades tradicionais como povos indígenas e quilombolas, contribuem fortemente com a chamada cultura pantaneira. Assim como os outros times, a ação antrópica ainda é sua grande rival, por meio da ocupação irregular do solo, pesca e caça predatórias.

TimePantanal Rogério CunhaaO gol do Pantanal é ocupado pelo jacu-de-barriga-castanha, mas engana-se quem acha que ele é de engolir frangos. O meio de campo é talentoso com a habilidosa Ariranha e os ardilosos Gato-maracajá e Gato-malheiro. Na frente, a Águia-cinzenta promete não deixar uma oportunidade de gol passar.

Escalação: Jacu-de-barriga-castanha; Colêmbolo, Cervo-do-pantanal, Socó-boi-escuro e Gato-palheiro; Ariranha, Gato-maracajá, Bicudo-Verdadeiro e Gato-Malheiro; Águia-cinzenta e Onça-pintada

O capitão – Onça-pintada
A capitã do time Pantanal é um peso pesado da família dos felinos, já que é o terceiro maior gato do mundo (perdendo só para tigre e leão). Também é um predador formidável, essencialmente carnívoro, caçando antas, capivaras, serpentes, coelhos e até peixes. E ela não tem medo de água! Nas águas do Pantanal é possível encontrar onças-pintadas, mostrando que esses felinos não têm medo de botar a pata na massa, ou melhor, na água.

Artilheira espaçosa, a onça-pintada necessita de aproximadamente 40 km2 para viver. A expansão agrícola e pecuária limita o espaço desses animais, aumentando ainda mais a pressão por presas num território e requerendo ainda mais áreas protegidas onde elas possam transitar com maior liberdade. Além do Pantanal, é possível encontrar onças-pintadas em quase todos os biomas brasileiros.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página