Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Acordo beneficiará revisão de Plano de Manejo
Início do conteúdo da página

Acordo beneficiará revisão de Plano de Manejo

Publicado: Sexta, 22 de Junho de 2018, 16h28
Ações integradas com a APA Petrópolis ajudarão a coletar informações sobre cobertura e uso do solo, relevo e sociobiodiversidade.

acordo
A Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é a cooperação mútua para aprimoramento dos instrumentos de gestão da APA Petrópolis e do território no qual está inserida, através de ações integradas para obtenção, processamento, tratamento, classificação, modelagem, sistematização e disponibilização das informações de cobertura e uso do solo, informações de relevo e dados da sociobiodiversidade.

O Projeto “Aprimoramento da Classificação da Cobertura e Usos do Território para Subsidiar a Atualização do Zoneamento e Revisão do Plano de Manejo da APA Petrópolis” é uma demanda importante para a APA Petrópolis, porque foi identificado no Mapa de Zoneamento, estabelecido pelo Plano de Manejo da unidade, inúmeras inconsistências na caracterização do uso do solo, tendo sido geradas classificações equivocadas, o que permite uso de áreas importantes à preservação e protege áreas sem atributos naturais. Estas inconsistências têm gerado dúvidas quanto à aplicação do Plano de Manejo da unidade de conservação, tendo sido recomendada a sua revisão.

Para isso, foi firmado um TAC com o Ministério Público Federal, que aproveita a capacidade técnica e de equipamentos do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). No TAC ficou estabelecido que o recurso a ser destinado pela empresa envolvida, dentre outras ações, financiará um programa de bolsas a ser desenvolvido pelo LNCC e APA Petrópolis, voltado para as ações necessárias para a revisão e integração do Plano de Manejo da APA Petrópolis com outros instrumentos de gestão do território.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página