Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > APA Costa dos Corais debate novo zoneamento marinho
Início do conteúdo da página

APA Costa dos Corais debate novo zoneamento marinho

Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 16h36
Na reunião do Conselho Gestor da APA foi apresentado o resultado das consultas públicas e estudos ecológicos.

reuniaoapaa
A 26ª reunião do Conselho Gestor da APA Costa dos Corais foi realizada no dia 12 de julho em Maragogi/AL. O evento contou com a participação de 40 instituições-membro, distribuídas entre o poder público e a sociedade civil, dos setores ambientalistas, da gestão, do turismo, da pesca, da pesquisa e da indústria.

Durante a reunião foi apresentado o resultado das consultas públicas e do estudo ecológico realizado pela equipe do ICMBio dos Corais desde o ano passado. Nesta proposta de zoneamento foi contemplada a demanda de visitação turística em toda a UC e a criação de novas zonas de preservação da vida marinha (onde não é permitida nenhuma atividade, somente a pesquisa científica).

Entre as várias premissas apresentadas para a definição das zonas, foi destacado e bastante discutido no Conselho, a relevância ecológica e socioeconômica de cada área, principalmente para o setor da pesca artesanal. Com poucas ressalvas e apresentação de contrapropostas e pedidos de ajustes por parte dos representantes dos municípios de Tamandaré e Maragogi, a proposta de zoneamento foi bem avaliada em sua maior parte.

A equipe do ICMBio ainda fará devolutivas e novas consultas sobre o zoneamento proposto nas comunidades de Ipioca (Maceió), Santa Luzia/Tabuba (Barra de Santo de Antônio) e Barra do Camaragibe (Passo de Camaragibe), onde a participação dos pescadores foi diagnosticada como baixa.

A reunião teve também uma programação repleta de informes, pautas, apresentações de produtos da gestão e ações executadas pelos parceiros do ICMBio. Destacamos: debate sobre as propostas de zoneamento marinho, eleição dos conselheiros participantes da última Oficina de Planejamento Participativo para a revisão do Plano de Manejo, apresentação do plano de comunicação da APA Costa dos Corais, apresentação dos encaminhamentos do grupo de trabalho para a recuperação do rio Persinunga e a exposição do projeto de monitoramento de praias do Instituto Biota.

Segundo o analista ambiental, José Ulisses, “o conselho da APA Costa dos Corais está em um processo de amadurecimento. A ferramenta de gestão foi implementada em 2011 e já está gerando bons frutos, pois vem auxiliando nas tomadas de decisão do ICMBio e fortalecendo e o a participação social na gestão da unidade de conservação”.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página