Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque dos Lençóis promove mutirão de limpeza
Início do conteúdo da página

Parque dos Lençóis promove mutirão de limpeza

Publicado: Quarta, 08 de Agosto de 2018, 12h04
Atividade marcou o lançamento do Programa Amigos do Parque, que tem como objetivo engajar a comunidade dos municípios do entorno da unidade.
limpezalencois
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu no último domingo (5) a primeira atividade do Programa Amigos do Parque. O Mutirão de limpeza da praia dos grandes lençóis contou com a participação de 32 pessoas, entre voluntários e equipe do parque.

A atividade teve início na sede do parque, onde a equipe gestora passou as informações sobre a coleta e os participantes puderam colar o adesivo dos Amigos do Parque em seus veículos. Posteriormente, a equipe partiu em direção ao canto do Atins para encontrar o segundo grupo. O objetivo era limpar a parte da praia com maior concentração de resíduos sólidos que chegam a costa do parque advindos do oceano. Duas equipes foram formadas para limpar a maior área possível.

A ação cobriu uma área de 300 m² e foram recolhidos cerca de 600 quilos de resíduos dos mais variados tipos para destinação adequada. A maior parte do lixo encontrado era resíduo de pesca (cordas, redes, isopores), além de sacos, garrafas pet e de vidro e calçados. Há muito tempo o oceano serve de depósito para todo tipo de resíduo produzido pelo homem. Lixos marinhos podem se aglomerar e viajar longas distâncias por meio de correntes oceânicas e ventos, podendo causar inúmeros impactos na vida marinha.
limpeza2
Amigos do parque
Com o objetivo de envolver os moradores dos municípios lindeiros ao parque nacional nas atividades de preservação dos recursos naturais foi criado o Programa Amigos do Parque. A portaria 62 de 19 de janeiro de 2018 define os critérios para o ingresso de veículos particulares no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e prevê a participação de veículos particulares, pertencentes aos moradores dos municípios lindeiros a UC, nas atividades previstas nos programas de voluntariado promovidos pelo ICMBio no parque.

O chefe da unidade Adriano Damato explica a proposta do programa:"o envolvimento da comunidade nas ações de preservação dos recursos naturais do parque é muito importante, e esse é o objetivo do programa Amigos do Parque. Os particulares podem usar a unidade como equipamento recreativo e também contribuem para sua preservação".  Essa foi apenas a primeira de muitas atividades previstas, ressalta Damato.

Entre os participantes do mutirão estavam empresários, guias, profissionais liberais, analistas ambientais, voluntários e representantes do Instituto Amares. O médico Ronaldo Costa também participou da atividade e avaliou o trabalho realizado. "Muito boa iniciativa do ICMBio, pois um mutirão de limpeza comunitário é uma excelente maneira de melhorar o meio ambiente. No nosso caso, a limpeza da orla marítima onde centenas de turistas visitam e tartarugas fazem as suas desovas. A comunidade deverá ser, não só conscientizada sobre a importância da preservação da natureza, mas incentivada e mobilizada a participar dos mutirões para limpeza e despoluição, não só da orla marítima, mas de toda a área do parque", disse o médico.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página