Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Parque da Tijuca realiza oficina com monitores de trilha
Início do conteúdo da página

Parque da Tijuca realiza oficina com monitores de trilha

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 16h12
Unidade tem trinta monitores ambientais disponíveis. Doze são contratados pelo ICMBio e dezoito por meio de contrato de concessão.

capacitacaotrilhass
O Parque Nacional da Tijuca realizou, em agosto, uma oficina com a equipe de monitores de trilha do Parque para relembrar conceitos e boas práticas relacionadas ao manejo de trilhas. A atividade, que foi elaborada com o apoio voluntário do consultor e facilitador de processos, Augusto Gutierrez, também serviu para fortalecer o engajamento de todos no trabalho em equipe e apresentar os primeiros resultados do relatório de atividades diárias.

O Parque Nacional da Tijuca tem trinta monitores ambientais disponíveis. Doze são contratados pelo ICMBio e dezoito por meio de contrato de concessão. Eles são os executores de algumas das estratégias de gestão elaboradas pelo Parque e, com isso, contribuem diretamente para a melhoria da qualidade da visitação e para conservação da unidade. Por isso, a gestão do Parque está planejando um ciclo de oficinas com o objetivo de manter os monitores capacitados e preparados para todas as atividades relacionadas ao dia-a-dia do seu trabalho.

As atividades desenvolvidas pelos monitores envolvem o manejo de trilhas, o plantio de mudas para restauração das áreas degradadas, o manejo de espécies exóticas, o monitoramento das trilhas e de estradas e a produção e instalação da sinalização e de móveis rústicos. Eles também orientam os visitantes e apoiam as atividades relacionadas à pesquisa, voluntariado e combate a incêndios.

Nesta primeira atividade, foram relembradas técnicas de manejo de trilhas e os padrões adotados pelo Parque Nacional da Tijuca. Também foram feitos um exercício de planejamento de traçado de uma trilha e dinâmicas para promover a integração e a interação da equipe. A apresentação dos resultados do relatório diário de atividades que os monitores começaram a preencher no mês de junho completou as atividades desta oficina. No documento, estão as informações sobre as atividades realizadas, o local, a quantidade de produção, etc.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página