Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Acordo aprimora gestão do Cristo Redentor
Início do conteúdo da página

Acordo aprimora gestão do Cristo Redentor

Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 17h27
Medidas assinadas nesta sexta-feira facilitam cerimônias religiosas no platô do Corcovado e doações voluntárias para manutenção do monumento.

acordocristo
Rio de Janeiro –
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, participou nesta sexta-feira (14), no Complexo das Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, da assinatura de acordo para aprimorar a gestão do platô do Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor.

Antes do ato, ele se reuniu com o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, na sede da Mitra Arquiepiscopal, na Glória. Os dois conversaram sobre a gestão compartilhada do parque. "Estamos dando um salto de qualidade na gestão do parque e do santuário. Com esse acordo, vamos criar condições suficientes para garantir a manutenção do Cristo que é um patrimônio de todo o Brasil", disse o ministro.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia do MMA e órgão gestor do parque, é responsável pela infraestrutura de visitação e controle de acesso ao Corcovado, que inclui transporte de turistas e outros serviços. Já a Mitra cuida da manutenção da estátua do Cristo Redentor e da capela existente em seu interior.

Na solenidade no Complexo das Paineiras, o presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, e o vigário Episcopal para Comunicação Social da Mitra/RJ, Marcos Willian Bernardo, assinaram dois aditivos – um incluindo novas cláusulas ao Termo de Compromisso já existente sobre o acesso ao Corcovado; e outro relacionado aos contratos com as concessionárias Paineiras-Corcovado e Trem do Corcovado, assinados também pelos representantes dessas concessionárias Pablo Oliveira e Sávio Neves, respectivamente. O objetivo é viabilizar doações voluntárias à manutenção do Cristo.

ACESSO
O primeiro aditivo busca facilitar a realização de cerimônias religiosas no pedestal do Cristo, ampliando de 30 para 60 o número de participantes de eventos (missas, celebrações da palavra, angelus e outros) na capela, quando não houver necessidade de estruturas provisórias e ocorrer fora do horário de funcionamento do parque. Além disso, permite o acesso de quatro veículos simultaneamente ao local (antes eram três).

A medida reduz, ainda, de cinco para três dias úteis o prazo mínimo para que a Mitra solicite ao ICMBio autorizações para realização de eventos, quando envolver o transporte e instalação de estrutura provisória no alto do Corcovado, e de três para dois dias úteis, quando o evento extrapolar o número de 60 participantes ou ser realizado fora do horário de funcionamento do parque.

O aditivo prevê, também, que as autoridades da Igreja Católica (cardeais, bispos, padres, diáconos) terão livre acesso ao alto do Corcovado para visitas e atividades de cunho religioso durante o horário de funcionamento do parque e fora do horário, quando houver justificativa.

CAMPANHA
Já o aditivo aos contratos das concessionárias cria condições mais favoráveis para a manutenção da estátua e da capela existente em seu interior, ao permitir que os visitantes do parque façam doações voluntárias, no valor de 1 dólar, à Mitra Arquiepiscopal dentro da campanha "Amigos do Cristo".

As doações poderão ser feitas no momento da venda de ingressos e de tickets de transporte nos sites oficiais das concessionárias. Os valores deverão ser repassados à Mitra para aplicação nas atividades de suporte e manutenção do Cristo Redentor.

SAIBA MAIS

O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação federal, administrada pelo ICMBio. Recebe, em média, por ano, cerca de 3 milhões de visitantes. Além de abrigar o monumento do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o parque protege a maior floresta urbana do planeta e é rico em biodiversidade, sendo fonte de pesquisas científicas para várias universidades.

Por: Ascom MMA
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página