Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Carijós, Tupinambás e Pirapitinga celebram 30 anos
Início do conteúdo da página

Parque Nacional monitora visitantes com sensor de pedestres

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 16h37

Diversos dados importantes para a trilha são obtidos em tempo quase real

Diversos dados importantes para a trilha são obtidos em tempo quase real

Parque Nacional Serra dos Órgãos monitora visitantes nos Caminhos da Serra do Mar /  Teresópolis (RJ) / Crédito: Acervo Parna da Serra dos Órgãos

Brasília (13/06/2014) — O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) iniciou o monitoramento do número de visistantes que passam por um dos trechos dos Caminhos da Serra do Mar, a Travessia Cobiçado Ventania. Com esse novo sistema, todos que passarem pela trilha serão contabilizados, automaticamente, 24 horas por dia.

O objetivo é favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar Fluminense. Agora, a equipe do Parque saberá ao certo quantas pessoas frequentam o local, o período e o horário de maior concentração de visitantes e em qual sentido a trilha está sendo mais percorrida. Outros dados importantes também podem ser analisados em uma plataforma online própria e intuitiva traduzida para o português.

Para o chefe da UC, Leandro Goulart, esta ferramenta será útil para definir estratégias de conservação, ações de manejo da trilha e fornecimento de dados para a fiscalização ambiental. "A escolha do local foi feita estrategicamente para monitorarmos uma trilha que não temos controle de acesso de visitantes pela portaria. Além disso, instalando um equipamento desses logo na primeira temporada de abertura dos Caminhos da Serra do Mar, poderemos avaliar ao longo dos anos se a utilização deste caminho está aumentando de acordo com o esforço de implementação e de divulgação dessas trilhas" destacou Goulart.

O equipamento instalado na Travessia Cobiçado Ventania é um sensor do tipo Placas Acústicas e fica enterrado no solo, completamente invisível. É considerado um dos sensores de pedestres mais modernos existentes no mundo e possui transmissão GSM, o que permite que a administração da Unidade de Conservação (UC) monitore em tempo quase real diversos dados importantes de uso da trilha (transferências diárias de dados e informações com detalhamento de horário, direção da marcha, hora, data, etc).

Os Caminhos da Serra do Mar são uma trilha de longo curso criada em 2012 que passa por diversos municípios fluminenses e corta algumas das Unidades de Conservação do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. Entre os ambientes visitados durante todo o percurso, estão diversos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica, como mata de encosta, campos de altitude, paredões rochosos, poços e cachoeiras. Além disso, os Caminhos da Serra do Mar são um espaço para a prática do montanhismo, caminhadas, contemplação, recreação e lazer.

O trabalho de monitoramento é feito desde o mês de maio em parceria com as empresas SACIS (Soluções Ambientais com Inovação e Sustentabilidade) e a francesa Eco-Compteur.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página