CMA REALIZA MAIS UMA SOLTURA DE PEIXE-BOI MARINHO
Ação marca os 35 anos do Projeto Peixe-boi
Ação marca os 35 anos do Projeto Peixe-boi

João Freire
joao.freire@icmbio.gov.br
Porto de Pedras (06/03/2015) - Mais um peixe-boi marinho foi solto na natureza, nesta quinta-feira (5), em Porto de Pedras (AL). A atividade foi realizada pelo Centro de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMA/ICMBio) e faz parte das comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de março). Com este, chega a quarenta o número de animais devolvidos ao ambiente natural.
O animal solto é uma fêmea, Natália, de 2,45 m e cerca de 3 anos de idade. Ainda filhote, Natália foi resgatada pela equipe da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), quando encalhou na Praia de Retiro Grande, no Ceará. Ela estava sob os cuidados do Centro de Reabilitação do CMA/ICMBio, na Ilha de Itamaracá (PE), desde 2012. A ação é parte dos esforços para reintrodução da espécie na natureza e foi feita pelas equipes do ICMbio e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS/CMA/PE na Base avançada do CMA em Porto de Pedras (AL), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
Do centro de reabilitação do CMA/ICMBio, Natália foi levada para o recinto de aclimatação no rio Tatuamunha, em Alagoas, onde permaneceu por nove meses, para se adaptar às condições naturais. "O recinto tem a função de auxiliar a adaptação dos peixes-bois ao ambiente natural, aumentando as chances de sucesso na reintrodução", explicou o analista ambiental do CMA, Iran Normande. Durante o tempo no recinto, os animais recebem alimento e água doce diariamente. Cada animal consome cerca de 20 kg de alimento por dia", concluiu Normande.
"Assim que foi solta, Natália conseguiu ultrapassar um banco de areia e começou a interagir com um peixe-boi macho, reintroduzido em 2009", explicou a veterinária do CMA, Fernanda Attademo. "Clinicamente, ela estava apta para voltar a natureza. No cativeiro de aclimatação, Natália conseguiu beber água e buscar alimento sozinha. Esperamos que este animal seja o simbolo de uma nova e promissora era na conservação dos peixes-bois na natureza", concluiu Attademo.
"A conservação marinha no Brasil comemora os 35 anos de Projeto Peixe-Boi, em 2015. Uma das atividades de maior importância é a devolução ao seu habitat natural de filhotes que encalharam nas praias do nordeste do Brasil. Eles teriam morrido se não houvesse atuação do Projeto", destacou a coordenadora do CMA, Fábia Luna.
Homenagem à pioneira
A servidora Maria Eunice de Oliveira da Unidade de Avançada de Administração e Finanças (UAAF) do ICMBio, em Arembepe (BA), foi escolhida para ser a madrinha de Natália e participou da soltura do animal. "Foi superemocionante! Ela está tão linda e saudável", afirmou a servidora.
Nice, como é chamada pelos colegas de trabalho, é uma das fundadoras do Projeto Peixe-boi e, até hoje, mesmo estando em área administrativa, continua acompanhando as ações em defesa destes mamíferos. "Cuidar dos peixes-boi é mais do que um trabalho é um projeto de vida.", declarou Nice.
Saiba mais sobre o resgate de peixes-boi

Comunidade participa do evento
A comunidade de Porto de Pedras é parceira do CMA nos cuidados com os peixes-bois. As escolas da comunidade rural de Porto Grande realizaram atividades de educação ambiental com estudantes do ensino fundamental e seus familiares com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância de preservar dos peixes-bois. Dezenas de estudantes e moradores da comunidade acompanharam a soltura de Natália. "Eu já tinha visto um peixe-boi solto no rio, perto de casa. Gostei de aprender sobre este animal. Se eu encontrar um peixe-boi de novo vou avisar o pessoal do projeto", afirmou o estudante José dos Santos, de 11 anos.
Monitoramento e pesquisa
O peixe-boi será monitorado através de microchips e transmissores por satélite para que a equipe do CMA possa acompanhar a adaptação de Natália à natureza, e interferir, caso o animal esteja com algum problema. O acompanhamento permite gerar dados que auxiliarão os pesquisadores a definir áreas importantes para a conservação da espécie.
Projeto Peixe-boi
O Projeto Peixe-boi foi criado em 1980 e é executado pelo CMA/ICMBio. Em Alagoas, o CMA atua em parceria com a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, através do Projeto Toyota , que conta com o aporte financeiro da Fundação Toyota do Brasil e da Fundação SOS Mata Atlântica. Atualmente a Fundação Boticário de proteção à natureza também vem apoiando projeto de avaliação da saúde dos animais após a soltura. O Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) também é outro parceiro que apoia a execução do projeto.
Saiba mais sobre o manejo para conseração dos peixes-boi.
Sobre a APA Costa dos Corais
É a maior Unidade de Conservação (UC) federal marinha do pais e a primeira criada para conservação dos recifes costeiros. Um de seus objetivos é "manter a integridade do habitat e preservar a população do Peixe-boi marinho (Trichechus manatus)". Saiba mais sobre esta UC

1° Expo sol
A 1ª Expo Sol – Um Passeio pela Vida Marinha, exposição promovida pelo CMA já recebeu mais de 2.200 visitantes, desde janeiro. A exposição, inicialmente montada no Parque Temático Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá (PE), agora está na Base Avançada do CMA em Porto de Pedras/AL. O objetivo é que estudantes da rede pública e comunidade tenham a oportunidade de saber mais sobre a vida marinha e conhecer o trabalho do CMA, um dos 15 centros de pesquisa do ICMBio.
Duas tendas foram montadas na Base Avançada de Porto de Pedras. Nelas os visitantes encontrarão fotos, livros, folders, banners e cartazes, podendo aprender um pouco mais sobre a biodiversidade marinha e conhecer as atividades de conservação realizadas pelo ICMBio. Serão ainda exibidos vídeos sobre os projetos de conservação envolvendo animais como peixe-boi, golfinho-rotador, albatroz, baleias e tartarugas-marinhas. A exposição ficara aberta a visitação durante todo o mês de março. Escolas devem agendar visita através do telefone (82) 3298-1388 ou e-mail cma.al@icmbio.gov.br.
Redes Sociais