Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Parque Nacional de São Joaquim define Plano de Operação
Início do conteúdo da página

Parque Nacional de São Joaquim define Plano de Operação

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2015, 16h27

Objetivo do plano é atender emergências no período de queda de neve

Objetivo do plano é atender emergências no período de queda de neve

© Todos os direitos reservados. Foto: Acervo ICMBio

Brasília (09/07/15) - O Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizado na serra catarinense (SC), recebe centenas de visitantes durante o inverno, em particular para apreciarem o espetáculo da queda de neve.

O Morro da Igreja, localizado no interior do Parque, é considerado o grande atrativo turístico nessa época do ano. Somente dia 22 de julho de 2013, por exemplo, alcançou o quantitativo recorde de visitantes, chegando a 6.647 turistas.

O acesso ao Morro da Igreja se dá por uma estrada íngreme e estreita. A queda de neve, somada a um volume maior de veículos, pode tornar as condições de segurança piores, o que pode gerar algum tipo de incidente.

E com o foco em evitar situações desse gênero é que analistas e técnicos do Parque Nacional de São Joaquim promoveram uma reunião com o objetivo de construir um Plano de Operação de Emergência para Queda de Neve.

A reunião e construção do plano contou com a participação da Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Urubici, Associação dos Hotéis, Pousadas e Trade Turístico de Urubici (Pouserra) e do Instituto Serrano de Ecoturismo e Conservação da Natureza (Isecon).

O plano definiu o modo como a visitação deve ocorrer durante o período de quedas de neve, quais os pontos focais em cada instituição em casos de incidentes e quais os procedimentos a serem tomados.

Com isso os visitantes poderão contemplar o cenário – que reúne a beleza do Parque ao espetáculo da queda de neve – em um evento único promovido pela natureza, aliado à conservação da biodiversidade do Parque e em boas condições de segurança durante a visitação.

Saiba mais sobre visitação no Parque Nacional de São Joaquim.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página