Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Na Reserva Biológica União, a natureza ao alcance de todos

Estação Ecológica do Taim forma 30 novos monitores

Publicado: Quinta, 24 de Dezembro de 2015, 10h00
Eles estão aptos a guiar turistas na UC, uma das mais belas do Sul

Grupo de monitores posam para a foto em baixo de uma grande árvore.

Brasília (24/12/2015) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de concluir, em parceria com a ONG Kaosa e apoio financeiro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Rio Grande, o curso de formação de monitores para visitas guiadas na região da Estação Ecológica (Esec) do Taim, no Rio Grande do Sul.

Denominado de “Monitores locais – Revitalização do sistema de visitação orientada no entorno da Esec do Taim”, o curso durou três meses, num total de 80 horas/aula. Encerrado na segunda semana deste mês, habilitou 30 novos monitores para a condução de turistas em caminhadas e trilhas no entorno da unidade de conservação (UC), uma das mais belas do Rio Grande do Sul.

Após a solenidade de encerramento do curso, alunos, professores e representantes do poder público e sociedade civil se confraternizaram. “Nos últimos anos houve um aumento da procura, por parte dos visitantes, de serviços de visitação orientada no entorno do Taim”, disse Henrique Ilha, chefe da Esec “A formação de novos monitores atende a essa demanda e mostra que é possível aliar alternativas de renda para a população com a conservação da natureza”, completou ele.

Durante o curso, que contou com a participação de renomados pesquisadores e professores da região, os alunos, a maioria dos municípios de Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar, receberam aulas sobre unidades de conservação, educação ambiental, história, paleontologia, geologia, fauna, flora e aspectos sociais da região, além de noções básicas de inglês e primeiros socorros.

Saiba mais

A Esec do Taim se destaca como uma das zonas mais ricas em aves aquáticas da América do Sul. Tem alto valor como patrimônio genético e paisagístico, devido à diversidade biológica e ecossistêmica existente no local e por ser um dos poucos remanescentes deste tipo de ecossistema.

Segundo Henrique Ilha, a realização de atividades de visitação orientada no entorno da unidade busca a inserção da comunidade local e a interação dos visitantes, gerando um intercêmbio de conhecimentos que possam proporcionar uma sensibilização mútua acerca da importância da conservação e manutenção de unidades de conservação.

Serviço:

Pessoas ou grupos interessados em realizar caminhadas ou trilhas no entorno da Esec do Taim devem agendar a visita pelo telefone (53) 3501-5131, email esec.taim.rs@gmail.com ou diretamente na sede da unidade, na BR 471, Km 498, em Rio Grande (RS).

Comunicação ICMBio