Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Frequentar parques e florestas faz bem à saúde
Início do conteúdo da página

Peruaçu recicla condutores de visitantes

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2016, 18h08
Eles tiveram aulas sobre roteiros e primeiros socorros


Eles tiveram aulas sobre roteiros e primeiros socorros

Foto: Arquivo PNCP/ICMBio

Brasília (02/02/2016) – O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas, acaba de concluir o I Curso de Atualização e Reciclagem para Condutores Ambientais. O curso, que abordou noções de primeiros socorros e roteiros da unidade, teve objetivo de adequar os condutores às novas regras de credenciamento, regulamentadas pela Portaria 62/2015, de 23 de dezembro de 2015.

“Muitos condutores possuíam curso de condução de visitantes, mas não havia uma padronização das informações entre eles. Além disso, a Portaria estipula a necessidade de curso especifico sobre os roteiros e normas do parque e de primeiros socorros. Agora, todos estão aptos ao credenciamento”, disse o analista ambiental Rafael Pereira, coordenador de Uso Público da unidade.

A previsão é que o credenciamento seja concluído em junho, com a assinatura do termo de autorização de uso pela chefia do parque. “Em fevereiro e março, vamos receber a documentação definida na Portaria. Depois, os condutores poderão iniciar os estágios sob supervisão dos mais experientes. Estamos fazendo tudo da maneira mais transversal e participativa, para valorizar a figura do condutor, essencial para as atividades de visitação no parque”, afirmou a analista Raiane Viana.

Palestras e visita à Gruta do Janelão

O curso, que foi realizado entre os dias 25 e 30 de janeiro, teve duração de 28 horas/aula e contou com palestras sobre espeleologia, biodiversidade, cultura, primeiros socorros, normas de conduta, entre outros temas. O condutor Genivan Gonzaga da Silva comemorou: “O curso trouxe muitas informações. Os instrutores atenderam a todas as nossas expectativas. Agora nos sentimos bem mais preparados para a atividade de condução”, afirmou ele.

No sábado (30), foi realizada uma atividade de campo, na Gruta do Janelão, no interior do parque, em que os condutores vivenciaram, na prática, vários temas abordados em sala de aula. Ao todo, 29 pessoas participaram do treinamento, sendo oito mulheres.

O curso teve apoio da rede de parceiros locais e membros do conselho consultivo do parque, mais especificamente da Câmara Temática de Uso Público, e da Construtora ART, Corpo de Bombeiros Militar de Januária, operadoras de turismo Roteiros Velho Chico e Vale dos Sonhos, Grupo de Espeleologia Orientada de Januária, Instituto Biotrópicos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Instituto Rosa e Sertão, Sociedade Brasileira de Espeleologia e Universidade Estadual de Montes Claros.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página