Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Onça-pintada é fotografada em parque na Serra do Mar
Início do conteúdo da página

Onça-pintada é fotografada em parque na Serra do Mar

Publicado: Quarta, 02 de Março de 2016, 18h18
Projeto que tem participação do ICMBio monitora animal na região


Projeto que tem participação do ICMBio monitora animal na região

Foto: Acervo Cenape

Brasília (02/02/2016) – Dois registros de onça-pintada foram feitos por meio de armadilhas fotográficas instaladas no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em São Paulo. Os registros ocorreram no município de Itanhaém (SP), a menos de 200m dos limites do município de São Paulo.

Segundo o analista ambiental do Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Henrique Santos Gonçalves, desde julho de 2015 armadilhas fotográficas estão sendo instaladas e monitoradas nos núcleos Curucutu e Itutinga Pilões do parque estadual.

As ações de monitoramento integram o projeto “Ecologia da onça-parda em remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista”, sob coordenação da analista ambiental Lilian Bonjorne de Almeida, do Cenap/ICMBio e doutoranda pela State University of New York/ College of Environmental Sciences and Forestry (SUNY/ESF),.

Nos últimos meses, o analista ambiental Henrique Gonçalves, também do Cenap/ICMBio, tem realizado o monitoramento e instalação de novas armadilhas fotográficas no parque estadual. Foi exatamente, numa dessas ocasiões, que ele descorbiu registros da onça-pintada com equipamento do próprio parque e do projeto.

Há alguns anos, o Cenap/ICMBio realizou projeto semelhante no parque estadual, coordenado por um dos maiores especialistas em onças-pintadas do mundo, o biólogo Peter Crawshaw, tendo como um dos objetivos registrar onças em outros núcleos do parque. Apesar de todo esforço, não foi possível obter nenhum registro fotográfico da onça-pintada naquela oportunidade, o que pode sugerir a baixa densidade da espécie na Serra do Mar.

O projeto continuará monitorando a região com a instalação de mais armadilhas fotográficas na tentativa de obter novos registros das onças. A parceria entre os governos federal e estadual (ICMBio e Fundação Florestal) deve continuar, trazendo benefícios para a conservação dos grandes felinos na Serra do Mar.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página