Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Destaques > Cepsul participa de mutirão contra Aedes aegypit
Início do conteúdo da página

Cepsul participa de mutirão contra Aedes aegypit

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2016, 19h37
Evento ocorreu no rio Itajaí-Açu e na baía Afonso Wippel (SC)


Evento ocorreu no rio Itajaí-Açu e na baía Afonso Wippel (SC)

Foto: ICMBio/Cepsul

(Brasília) – (18/04/2016) – Em sequência às ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de combate ao mosquito da dengue, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), em Itajaí (SC), participou, pelo segundo ano consecutivo, do mutirão de limpeza “Juntos pelo Rio e contra o Aedes aegypti”.

Coordenado pela Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, o mutirão foi realizado nas águas e margens do rio Itajaí-Açu e na baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda). Essa é a quinta edição e o segundo ano consecutivo de realização do evento, que busca eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zica e chikungunya. Foram recolhidas cerca de 10 toneladas de lixo.

O Cepsul prestou apoio por água, disponibilizando o navio Soloncy Moura como plataforma de recebimento do material coletado. Um grupo de voluntários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) fez a separação dos resíduos. As peças recicláveis foram destinadas às cooperativas licenciadas e parceiras do evento.

Além de dar apoio no navio, os servidores e colaboradores do centro participaram ativamente da coleta de resíduos e da reposição de material e água para os integrantes do mutirão. Foram recolhidos resíduos nas águas e margens do rio e da baía. Tudo que pudesse servir de foco para a procriação de larvas do mosquito Aedes aegypit foi retirado.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página