Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estação Ecológica recebe universitários para pesquisas científicas
Início do conteúdo da página

Estação Ecológica recebe universitários para pesquisas científicas

Publicado: Quinta, 10 de Julho de 2014, 14h46

Intenção foi gerar conhecimento sobre a biodiversidade na Unidade de Conservação

Intenção foi gerar conhecimento sobre a biodiversidade na Unidade de Conservação

Estação Ecológica Serra das Araras recebe alunos para aula de campo

Brasília (10/07/2014) — A Estação Ecológica (Esec) Serra das Araras (MT) recebeu no último fim de semana alunos dos 5º e 6º semestres do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) para fazer estudos de campo e pesquisas didático-científicas da biodiversidade na Unidade de Conservação. Foram estudados, por exemplo, algas, fungos, liquens, brófitas e plantas vasculares sem sementes.

Os alunos aprenderam, na prática, conceitos da biodiversidade e trabalharam os grupos taxonômicos da flora e da fauna. O trabalho foi acompanhado por professores da universidade e teve aprovação do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio).

No encontro, os alunos também conheceram o trabalho de gestão na Estação Ecológica e as principais fitofisionomias do Cerrado. Na ocasião, eles percorreram a trilha para a cachoeira "Boca do José", um dos principais cartões postais da Unidade de Conservação (UC). "Além de auxiliar na formação de novos profissionais na área ambiental, esse encontro também possibilita a geração de conhecimento sobre a biodiversidade na Esec. Utilizar a unidade para realização de aulas e pesquisas científicas por alunos universitários é, sem dúvida, um dos objetivos de uma UC implementada", destacou Marcelo Leandro Feitosa de Andrade, chefe da Esec.

Para o professor Fernando Morais, da Unemat, as atividades didático-científicas na Esec Serra das Araras proporcionaram uma aproximação do aluno aos conteúdos trabalhados em sala de aula. "Assim, há um maior entendimento acerca do conhecimento que passa a ser vivenciado de forma prática e intensiva", concluiu Morais.

Sobre a Estação Ecológica Serra das Araras

A Estação Ecológica Serra das Araras tem 28,7 mil hectares e preserva parte do corredor ecológico Província Serrana, que permite o fluxo gênico entre os seres vivos dos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônico. Atualmente, a unidade recebe pesquisadores de todo o Brasil e alunos das principais universidades do estado de Mato Grosso para realização de estudos científicos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página