Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Aberta temporada de avistamento de baleias-jubarte na Bahia
Início do conteúdo da página

Aberta temporada de avistamento de baleias-jubarte na Bahia

Publicado: Segunda, 14 de Julho de 2014, 15h14

O mamífero começou a aparecer nas primeiras semanas de julho e deve ficar até novembro

O mamífero começou a aparecer nas primeiras semanas de julho e deve ficar até novembro

Aberta temporada de avistamento de baleias na Bahia

Gustavo Frasão
gustavo.caldas@icmbio.gov.br

Brasília (14/07/2014) — Está aberta a temporada de avistamento de baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA). O mamífero começou a aparecer nas primeiras semanas de julho próximo à Ilha Siriba, uma das cinco que compõem o arquipélago, e deve ficar até novembro. "As baleias vem da Antártida, onde se alimentam, e ficam aqui durante esse período para se acasalar, reproduzir e cuidar das crias", explicou Ricardo Jerozolimski, chefe da Unidade de Conservação (UC).

Com a chegada das baleias, os turistas podem fazer passeios de barco e chegar bem perto para tirar fotos, filmar e aprender mais sobre a espécie. Este ano, a comemoração ainda é maior porque a baleia-jubarte saiu da lista de espécies ameaçadas de extinção. "No dia 22 de maio deste ano, o Ministério do Meio Ambiente reclassificou a espécie para "quase ameaçada" graças ao aumento da população em nosso litoral", comemorou Jerozolimski.

Em 2013, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos recebeu 14 mil baleias durante o período de reprodução e a expectativa é que este ano o número seja ainda maior, ultrapassando os 20 mil indivíduos. Para o chefe do Parque, a unidade é o principal ponto reprodutivo da espécie e concentra cerca de 90% das jubartes que chegam ao Brasil. "Isso se deve ao alargamento da plataforma continental, que deixa as águas mais mornas e calmas para reprodução e amamentação da espécie. Por isso elas nadam todos os anos milhares de quilômetros entre a Antártida e a América do Sul", finalizou.

Sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi o primeiro parque marinho do Brasil. Localizado há 70 km da cidade de Caravelas (BA), a UC é conhecida por proteger a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, com opções de mergulho, recifes de corais imensos e coloridos, cavernas submarinas e uma grande variedade de peixes e outros animais marinhos, além do avistamento de aves.

As normas de avistamento das baleias estão previstas na Portaria 117/2002, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovavéis (Ibama), que estabelece regras relacionadas à distância mínima permitida para que as embarcações se aproximem das baleias e ao tempo máximo para ficar próximo a elas.

Conheça mais sobre o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

registrado em:
Fim do conteúdo da página