Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educação e trabalho são temas de encontro de mulheres em Tefé
Início do conteúdo da página

Educação e trabalho são temas de encontro de mulheres em Tefé

Publicado: Terça, 15 de Julho de 2014, 11h43

Objetivo foi estimular a gestão participativa, a geração de renda e a qualidade de vida das mulheres

Objetivo foi estimular a gestão participativa, a geração de renda e a qualidade de vida das mulheres

Educação e trabalho é tema de encontro de mulheres em Floresta Nacional

Brasília (15/07/2014) — Cerca de 30 mulheres que vivem em comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Tefé (AM) participaram de um encontro para debater sobre o tema "A educação e o trabalho das mulheres dentro da Unidade de Conservação (UC)".  O objetivo foi mobilizar as participantes a retomar um projeto, iniciado em março de 2012 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), batizado de "Somos mulheres e queremos participar".

No encontro, as mulheres aprenderam a desenvolver o sentido comunitário de gestão participativa e descobriram o que devem fazer para gerar renda e aumentar a qualidade de vida. A metodologia baseou-se na troca de ideias entre as presentes, que levantaram questões relacionadas à educação, trabalho e colaboração em projetos de pesquisas.

Os maridos também contribuíram e exerceram os trabalhos realizados normalmente pelas mulheres, como a preparação dos alimentos, para que elas participassem ativamente do evento. As crianças ocuparam o tempo com atividades lúdicas promovidas por uma bolsista do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (Cest/UEA).

Além do Cest/UEA, o evento também contou com apoio do Ministério Público Federal e foi financiado pela Coordenação de Educação Ambiental do ICMBio e pela Rede de Educação Cidadã (Recid).

Veja mais sobre a Floresta Nacional de Tefé

registrado em:
Fim do conteúdo da página