Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Parque Nacional da Serra do Itajaí comemora 10 anos com caminhada
Início do conteúdo da página

Parque Nacional da Serra do Itajaí comemora 10 anos com caminhada

Publicado: Quinta, 24 de Julho de 2014, 11h27

Participaram do evento comemorativo 160 caminhantes e 44 ciclistas

Participaram do evento comemorativo 160 caminhantes e 44 ciclistas

Parque Nacional da Serra do Itajaí comemora 10 anos com caminhada

Gustavo Frasão
gustavo.caldas@icmbio.gov.br

Brasília (24/07/2014) — O Parque Nacional da Serra do Itajaí (SC) comemorou 10 anos de criação com uma caminhada na região do Médio Vale do Rio Itajaí, conhecido popularmente como "Vale Europeu". O evento, batizado de "Caminhada das Nascentes", contou com a participação de 160 caminhantes, 44 ciclistas e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Blumenau, onde fica a sede da Unidade de Conservação (UC).

A caminhada aconteceu na manhã do último domingo (20). O percurso, de 10 km, se deu em uma antiga estrada rural às margens do Ribeirão Garcia, possibilitando aos participantes um contato com os moradores da comunidade da Nova Rússia, no entorno do Parque Nacional. Os 160 caminhantes fizeram um alongamento e iniciaram as atividades às 8h. Os ciclistas começaram o passeio mais tarde, por volta das 9h.

Durante o trajeto, com trechos de média declividade, foram programados pontos de parada com distribuição de água e frutas. Os participantes também contaram com uma estrutura de sanitários e apoio médico, já que a caminhada envolveu pessoas de todas as faixas etárias.

No ponto de chegada, na sede do Setor Nascentes do Parque Nacional da Serra do Itajaí, os participantes foram recepcionados com um café colonial típico, com cucas, pães e geleias produzidos pela própria comunidade local.

A Caminhada das Nascentes contou com apoio da Associação dos Moradores Guarapari e Transversais, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros de Blumenau, Polícia Militar Ambiental, 23º Batalhão de Infantaria do Exército e Associação Blumenauense Pró-Ciclovia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página