Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reserva extrativista realiza oficinas de artesanato
Início do conteúdo da página

Reserva extrativista realiza oficinas de artesanato

Publicado: Quinta, 24 de Julho de 2014, 14h40

Objetivo foi gerar renda e trabalho com qualificação profissional para as famílias extrativistas

Objetivo foi gerar renda e trabalho com qualificação profissional para as famílias extrativistas

Reserva extrativista realiza oficinas de artesanato

Brasília (24/07/2014) — A Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema (AC) realizou nos últimos dois meses oficinas de artesanato dentro da Unidade de Conservação (UC) para gerar renda e trabalho para as famílias extrativistas. O evento contou com o apoio da Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá e faz parte do projeto Cazumbarte, que visa promover o aperfeiçoamento e diversificação do artesanato local, com capacitação dos comunitários da Resex.

Os presentes participaram de duas oficinas envolvendo duas coleções de artesanatos de borracha: a Coleção Fauna, com a confecção de miniaturas de animais silvestres amazônicos, e a Coleção Flora, com confecção de mantas e folhas da Floresta Amazônica. Cada oficina foi dividida em dois módulos, ministrados por artesãos da própria Reserva Extrativista.

A Coleção Fauna teve como facilitador o artesão Jilberto Miranda, que utilizou a técnica da borracha defumada, típica dos seringais da Amazônia, para ensinar os alunos. Por outro lado, a artesã Leonora Maia ficou responsável pela Coleção Flora e trabalhou a técnica dos Encauchados de Vegetais da Amazônia.

Ao todo, 30 extrativistas participaram das oficinas, incluindo jovens e mulheres, e receberam certificado de capacitação. Um dos objetivos do projeto Cazumbarte é envolver o maior número de comunitários nas próximas oficinas, a serem realizadas em 2015.

Como resultado dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas, os artesãos já se prepararam para expor as peças em dois grandes eventos que acontecerão em Rio Branco: a 66ª Reunião da SBPC, maior evento de ciência e tecnologia do País, a ser realizada no final de julho, e a Expoacre, maior evento do estado, marcado para o início de agosto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página