Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Chapada dos Veadeiros forma voluntários de busca e salvamento
Início do conteúdo da página

Chapada dos Veadeiros forma voluntários de busca e salvamento

Publicado: Sexta, 19 de Dezembro de 2014, 10h28

A capacitação foi direcionada a 25 condutores de visitantes locais cadastrados em UCs

A capacitação foi direcionada a 25 condutores de visitantes locais cadastrados em UCs

Brasília (19/12/2014) — O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) promoveu no fim de novembro um curso de Formação de Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS). A iniciativa, custeada com recursos do Projeto GEF Cerrado, faz parte de esforços para reerguer o GVBS da Chapada dos Veadeiros, criado há doze anos.

A capacitação foi direcionada a 25 condutores de visitantes locais cadastrados na Unidade de Conservação (UCs). Profissionais da ativa e aposentados do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com ampla experiência no tema, ministraram o curso.

O conteúdo programático abrangeu uma revisão de conteúdo de primeiros socorros em ambientes naturais, aspectos legais sobre o socorrismo voluntário, treinamento de técnicas verticais, resgate em altura e aquático e técnicas de busca e resgate. Ao final, foi realizado um exercício simulado de resgate para aplicação prática de todo o conhecimento teórico ministrado.

Luís Henrique Neves, analista ambiental responsável pelo setor de Uso Público da UC, explicou que tanto no Parque Nacional quanto nos atrativos particulares da Chapada dos Veadeiros existem diversos rios, cachoeiras, poços, trilhas e cânions abertos à visitação pública e que o quartel do Corpo de Bombeiros mais próximo está localizado a quase 200 km de distância.

"Com o crescente aumento do número de turistas na região, faz-se necessário capacitar condutores de visitantes voluntários para agirem em situações de emergência, diminuindo o tempo de resposta até a chegada de pessoal habilitado. Desta forma, além de valorizar o trabalho do condutor e aumentar a qualidade do serviço prestado, o curso terá como resultado uma maior segurança para o visitante da Chapada dos Veadeiros", ressaltou Neves.

Além do curso, o Parque está adquirindo com recursos do Projeto GEF Cerrado novos equipamentos apropriados para busca e resgate para o GVBS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página