Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Cataratas do Iguaçu ganham "Espaço da Memória"
Início do conteúdo da página

Cataratas do Iguaçu ganham "Espaço da Memória"

Publicado: Segunda, 05 de Janeiro de 2015, 11h30

Inauguração faz parte das ações de aniversário do Parque, que completará 76 anos dia 10 de janeiro

Cataratas do Iguacu ganham epaço de memoria

Gustavo Frasão
gustavo.caldas@icmbio.gov.br

Inauguração faz parte das ações de aniversário do Parque, que completará 76 anos dia 10 de janeiro

Brasília (05/01/2015) — As Cataratas do Iguaçu (PR) vão ganhar no dia 09 de janeiro o Espaço Memória das Cataratas. A ideia é mostrar aos visitantes e turistas, por meio de fotos e informações, a história do atrativo turístico que faz parte do Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A exposição, no Centro de Visitantes da Unidade de Conservação (UC), será permanente, aberta ao público e o acesso ao local gratuito. A instalação conta com 130 metros quadrados e proporcionará às pessoas uma viagem ao tempo. "É a consolidação de um longo trabalho de pesquisa e, que partir de sua inauguração, será um ambiente interativo, democrático, vivo e em constante atualização da história do Parque, das Cataratas do Iguaçu e da região", destacou Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu e idealizador do projeto.

O espaço conta, inicialmente, com um acervo de 1.500 fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos. No ambiente, as pessoas também poderão apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Além disso, serão exibidos documentários diariamente.

A manutenção do espaço também está aberta ao público. Quem tiver fotografias, quadros ou objetos antigos relacionados ao Parque, Cataratas do Iguaçu e região, poderá contribuir entregando esses materiais à equipe do Espaço Memória das Cataratas.

Histórico do Projeto Memórias das Cataratas

O Projeto Memória das Cataratas foi lançado, oficialmente, no dia 10 de janeiro de 2009, quando o Parque completou 70 anos. Comunidade acadêmica e diversos historiadores já destacavam a importância desse resgate e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a implementação do espaço.

O projeto ganhou visibilidade, ao longo desses cinco anos, em feiras, espaços públicos e eventos. Segundo Pegoraro, a exposição chegou a milhares de pessoas durante o período. "É muito gratificante tudo isso e a partir de 10 de janeiro esta memória estará acessível gratuitamente a todos os interessados", finalizou o chefe da Unidade.

O Espaço Memória das Cataratas conta com investimentos da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A e contribuições da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

Serviço

- Inauguração do Espaço da Memória
- Local: Centro de Visitantes
- Data: 9 de janeiro (sexta-feira)
- Horário: 20 horas

registrado em:
Fim do conteúdo da página