Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cerrado

Considerada a savana mais rica do mundo, com 6 mil espécies de plantas nativas e uma notável diversidade de espécies animais endêmicas, o cerrado abrange uma área de 2,036.448km², cerca de 23,9% do território brasileiro. O território abriga aproximadamente 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de ave, 180 de répteis, 150 de anfíbios e 1200 espécies de peixes, que nadam pelas três maiores bacias hidrográficas do continente, cujas nascentes situadas no bioma elevam o potencial aquífero da área.

Embora seja o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é o bioma com a menor porcentagem de áreas sobre a proteção integral. Apenas 8,21% da área total do território é legalmente protegida com unidades de conservação; uma das razões que fazem do Cerrado o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ação humana. Atualmente a área conta com uma intensa exploração predatória: inúmeros animais e plantas correm risco de extinção e estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas da região já não corram em áreas protegidas.

Fontes: Cadastro Nacional de UCsGeoprocessamento ICMBio e Bibliografia consultada: Milaré, E. (2007). Direito do ambiente: doutrina, prática, jurisprudência, glossário. Editora Revista dos Tribunais.

Veja a lista de UCs no bioma Cerrado
registrado em:
Fim do conteúdo da página