Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Unidades Abertas a Visitação

Parque Nacional de Boa Nova

O Parque Nacional de Boa Nova tem 12.065 hectares e foi criadoboa novaem junho de 2010 juntamente com um Refúgio de Vida Silvestre de 15.024 hectares, objetivando proteger uma importante área na transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica.

A floresta de altitude que fica entre estes dois importantes biomas é chamada localmente mata de cipó e nela vive uma ave rara e endêmica: o gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus). Por falar em aves, a região é uma das mais ricas em aves no Brasil: são 428 espécies conhecidas até o momento e este número não para de crescer! Por isso Boa Nova já é um importante destino do turismo de observação de aves, também conhecido como Birdwatcher. Não é só isso! No Parque nacional de Boa Nova podemos ir da caatinga mais seca à floresta mais úmida, passando pela mata de cipó, num percurso de apenas 15 km! Inúmeras nascentes em meio a altas montanhas descendo em cachoeiras deslumbrantes ajudam a compor o cenário de uma das mais novas Unidades de Conservação do país.   

Como a rergião é montanhosa, o inverno é bastante frio e as cachoeiras estão geladíssimas, por isso o melhor período para a visitação é a estação chuvosa, de novembro a março (principalmente para a observação de aves). Há inúmeras atrações como a cachoeira Sete de Setembro (70m), Caldeirões do Rio do Chumbo, Lagedo dos beija-flores, Serra do Timorante, Mirante do Rio do Chumbo, Morro do Inglês, etc. Há guias locais disponíveis para acompanhar os visitantes.
Além dos atrativos naturais a região de Boa Nova tem um importante patrimônio arquitetônico e uma intensa atividade cultural popular  que atraiu para o município alguns projetos artístico-culturais com a realização anual de festivais  como o Mercado Cultural, com atrações nacionais e estrangeiras) o Festival de Reisados, o Festival do Umbu e a inauguração de museus e bibliotecas.

COMO CHEGAR

Via Aérea: o aeroporto de Vitória da Conquista tem voos domésticos regulares e fica a 110km de Boa Nova pela BR 116 (Rio-Bahia). O Aeroporto de Ilhéus tem mais opções de voos domésticos mas fica mais distante de Boa Nova.

Via Rodoviária: Boa Nova fica a 430 km de Salvador  pela BR 116 (Rio-Bahia com quatro praças de pedágio). De Jequié  são 84 km pela BR 116. De Vitória da Conquista são 110 km pela BR 116. Partindo de Ilhéus são 230 km pela BR 415 (Santacruz da Vitória) depois pela BA 262 (Ibicuí-Poções) e pela BR 116 (Poções - Boa Nova). De Itacaré são 190 km pela BR 330 (até Ipiau) BA 650 (Dário Meira) e BR 030 até Boa Nova.
Há linhas de ônibus regulares partindo de Jequié, Vitória da Conquista e Ipiau.

CONDIÇÕES PARA A VISITAÇÃO

O Parque Nacional de Boa Nova foi criado recentemente e ainda não está plenamente estruturado. Suas atrações ainda estão em propriedades particulares, mas os proprietários não têm colocado impecílio para avisitação e não cobram ingressos, no entanto é necessária a contratação de guia local.

ONDE FICAR

A cidade de Boa Nova é pequena, limpa, bonita e aconchegante com um agradável clima de altitude. As opções de acomodação são simples. A Pousada Solar (que tradicionalmente recebe os observadores de aves, a maioria estrangeiros) pode preparar um café da manhã antes das 05:00 (fones (77) 9995 1945 e 9978 5776 falar com o senhor Aquiles).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3433-2145 ramal 217 ou pelo e-mail aves.da.bahia@gmail.com.br.

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Fim do conteúdo da página