Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Visitação > Unidades Abertas a Visitação > Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais
Início do conteúdo da página
Unidades Abertas a Visitação

Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais

 

QUANDO IRcoral

A APA Costa dos Corais pode ser visitada a ano todo, sendo o verão o melhor período, quando a probabilidade de chuva é menor, e, em geral, a água está clara com ótima visibilidade para realização de mergulhos e passeios no mar.

Para as atividades de mergulho e passeio às piscinas é importante conferir a tábuas de marés pois a maré seca é mais indicada, busque pelo Porto de Suape ou Porto de Maceío.

HORÁRIOS E TARIFAS

O ICMBio não cobra nenhuma taxa para visitação na APA Costa dos Corais.
Nos passeios às piscinas naturais estão restritos aos horários adequados da maré
O Passeio de avistamento do peixe boi se dá entre às 10:00 e às 17:00 horas.

COMO CHEGAR

A APA Costa do Corais está localizada no Nordeste do Brasil, litoral sul de Pernambuco e litoral norte de Alagoas, entre os municípios de Tamandaré (PE) e Maceió (AL). A sede da UC fica em Tamandaré na sede do Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE, além disso temos uma Base Avançada em Barra de Santo Antonio e uma Base Avançada do Centro de Mamíferos Aquáticos - CMA em Porto de Pedras (AL), que trabalha em total consonância com a unidade de conservação.

ITINERÁRIO GERAL

A partir de Maceió o principal acesso se dá pela estrada que acompanha o litoral, AL 101.
Saindo de Recife a principal via é pela BR 101 entrando na PE 060 em Cabo de Santo Agostinho.
Há também a possibilidade de acessar a PE 060 pela estrada do Paiva (estrada nova) seguindo por Jaboatão dos Guararapes (há pedágio).
Para quem vem do interior do País, é possível chegar a APA a partir da BR 101.

Veja abaixo as orientações para os municípios da APA Costa dos Corais.


Recife: BR 101 (aprox. 20km), PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho. Próximo à Tamandaré, há duas opções para chegar em Tamandaré: Via Praia dos Carneiros (ponte nova) - vire à esquerda logo após a cidade de Rio Formoso na PE 076,
Siga em frente pela PE 060 até a REBIO SALTINHO, vire à esquerda no trevo e siga pela PE 076.Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe há duas opções; 1° é mais rápida e a 2° vai pelo litoral, ambas chegam em Japaratinga.
1° opção: siga em frente pela AL 105 passanfo por Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, em Porto Calvo siga pela AL 465 até Japaratinga.
2° opção: próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, em Porto de Pedras tem uma balsa para acessar o município de Japaratinga.
Siga até a divisa com Pernambuco, continue, agora pela PE 060, passe por São José da Coroa Grande e Barreiros, na REBIO Saltinho vire à direita no trevo - PE 076.Interior (BR 101): em Palmeres, siga pela PE 096, ao chegar na PE 060 vire à esquerda, siga até à REBIO Saltinho vire à direita no trevo - PE 076

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, São José da Coroa Grande fica próximo à divisa PE/AL.Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe há duas opções, a 1° é mais rápida e a 2° vai pelo litoral, ambas chegam em Japaratinga.
1° opção: siga em frente pela AL 105 passanfo por Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, em Porto Calvo siga pela AL 465 até Japaratinga.
2° opção: próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, em Porto de Pedras tem uma balsa para acessar o município de Japaratinga.
Siga até a divisa com Pernambuco, continue, agora pela PE 060, São José da Coroa Grande fica próximo à divisa PE/AL.Interior (BR 101): em Palmeres, siga pela PE 096, ao chegar na PE 060 vire à direita, passe por Barreiros, São José da Coroa Grande fica próximo à divisa PE/AL

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande, Maragogi fica após à divisa PE/AL e Japaratinga seguindo por mais 10 km.Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe há duas opções, a 1° é mais rápida e a 2° vai pelo litoral, ambas chegam em Japaratinga.
1° opção: siga em frente pela AL 105 passanfo por Matriz de Camaragibe e Porto Calvo, em Porto Calvo siga pela AL 465 até Japaratinga.
2° opção: próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, em Porto de Pedras tem uma balsa para acessar o município de Japaratinga (cerca de 6 km), siga até Maragogi pela AL 101 (cerca de 10 km), antes da divisa PE/AL.Interior (BR 101): siga pela AL 480 e AL 105 até Porto Calvo, depois vá pala AL 465, em Japaratinga siga mais 10 km até Maragogi pela AL 101 até antes da divisa PE/AL.

Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande, divisa PE/AL, Maragogi e Japaratingo. Em Japaratinga há duas opções:
Via AL 101, utilize a balsa e siga até Barra do Camaragibe.
Em Japaratinga siga pela AL 465 até Porto CAlvo, AL 105, passando por São Luis do Quitunde e Matriz do Camaragibe, próximo a usina Santo Antonio vire à direita na AL 435 até Barra do Camaragibe.Maceió: siga pela AL 101 até Barra de Santo Antônio (atenção: não há acesso pela AL 101 a partir de Barra de Santo Antônio) vire à esquerda e siga pela AL 413, passando por São Luis do Quitunde, siga pela AL 105. Próximo a Matriz de Camaragibe  próximo a Usina Santo Antônio, antes de Matriz do Camaragibe, vire à esquerda em direção à Passo do Camaragibe, na AL 435, siga até Barra do Camaragibe (litoral) e pegue a AL 101, Porto de Pedras e São Miguel ficam seguindo a AL 101

Em Barra de Santo Antonio existe uma ponte (nova) que segue pela Ilha da Croa (praia do Carro Quebrado), esse acesso, embora seja AL 101 não tem continuidade e não é possível atravessar o Rio Camaragibe.Recife: BR 101 (aprox. 20km), siga pela PE 060 na cidade de Cabo de Santo Agostinho e continue, passando por Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, São José da Coroa Grande, divisa PE/AL, Maragogi e Japaratingo. Em Japaratinga há duas opções:
1°Via AL 101, utilize a balsa e siga até Barra do Camaragibe vire à direita na AL 435 na AL 105 (próximo a usina Santo Antonio) vire à esquerda e siga até a AL 101.
2°Japaratinga siga pela AL 465 até Porto Calvo, AL 105, passando por São Luis do Quitunde e Matriz do Camaragibe até AL 101.Maceió: siga pela AL 101 até Paripueira e Barra de Santo Antônio

INGRESSOS

A APA Costa dos Corais é de livre acesso.

  • Caminhadas na praia;
  • Banho de mar;
  • Passeio às piscinas naturais (a exploração serviços de turismo náutico nas piscinas naturais dependem de autorização da APA Costa dos Corais);
  • Avistamento do Peixe-boi;
  • Mergulho livre (snorkel);
  • Mergulho autônomo (apenas para mergulhadores credenciados);
  • Batismo: Mergulho com equipamento de mergulho autônomo com presença em tempo integral do instrutor de mergulho;
  • Curso de megulho autônomo (só pode ser ministrado por instrutor de mergulho credenciado);
  • Mergulho conduzido (apenas nas piscinas naturais com operadoras credenciadas);
  • Pesca esportiva (o pescador precisa estar credenciado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA);
  • A exploração serviços de turismo náutico (passeios, fotografia subaquática e mergulho) nas piscinas naturais (ambientes de recifes) dentro da APA Costa dos Corais, só podem ser realizados nas Zonas de Visitação e dependem de autorização prévia da APA Costa dos Corais.
  • Leve todo o seu lixo de volta, inclusive papéis de bala e pontas de cigarro. Tudo bem embalado para não cair no caminho. Se puder, leve até um pouco mais de lixo (dos outros...).
  •  Caso encontre alguém desrespeitando o ambiente (som alto, lixo etc), aproxime-se educadamente e converse, tentando assim conseguir mais um aliado na preservação do meio ambiente e do bom convívio.
  • Caso encontre algum animal marinho, respeite-o não oferecendo alimentos ou tentando pega-lo, nem que seja apenas para tirar uma foto.
  • Procure se informar sobre as regras e características locais para sua segurança e para aproveitar o melhor possível do passeio, sem agredir o meio ambiente.
  •  Leve do ambiente apenas fotografias e memórias, deixe somente pegadas e saudades

 

Confira mais informações site da APA da Costa dos Corais

 Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Fim do conteúdo da página