Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Unidades Abertas a Visitação

Parque Nacional do Catimbau

Criado em 13 de dezembro de 2002, o Parque Nacional do Catimbau está localizado no estado de Pernambuco, tendo como objetivo preservar os ecossistemas naturais existentes, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

O parque impressiona por sua grandiosidade, beleza cênica, primitivismo e formações geomorfológicas, que exibem verdadeiras obras de arte, esculpidas por processos erosivos, que originaram formas espetaculares, como chapadões, cânions e pequenas cavernas.


Merecem destaque os sítios arqueológicos com inscrições e pinturas rupestres, estimadas em até 6 mil anos de idade, que constituem uma representação da pré-história dessa região. Constituem uma vitrine de expressões do nosso passado e cultura.

Além do rico patrimônio cultural, a biodiversidade do Catimbau nos presenteia com belíssima vegetação de Caatinga com notáveis espécies endêmicas, especialmente cactáceas e bromeliáceas.

A fauna apresenta-nos habitantes característicos do bioma como raposa, tatu-peba, mocó, galo-de-campina, rolinhas, gaviões e seriemas, além de lagartos de diversas espécies, facilmente avistados sobre as rochas, como o papa-vento.

Várias trilhas, de baixo grau de dificuldade, podem ser percorridas para acesso aos monumentos geomorfológicos e sítios arqueológicos. Existe uma associação de condutores na Vila do Catimbau, porta de entrada do parque, onde também há lojas de artesanato ilustrado com as pinturas rupestres.

Com área total de 62.300 hectares, abrange os municípios de Buíque (PE), Ibimirim (PE), e Tupanatinga (PE).

COMO CHEGAR

De Recife pela BR-232 até Arcoverde. Depois pela PE-270 até Buíque, seguindo então até a vila do Catimbau, principal acesso ao Parque.

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

Fim do conteúdo da página