Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Visitação > Unidades Abertas a Visitação > Parque Nacional Grande Sertão Veredas
Início do conteúdo da página
Unidades Abertas a Visitação

Parque Nacional Grande Sertão Veredas

Parna Grande Sertão Veredas MGeBA2Estudos realizados entre 1987 e 1989 pela Fundação Pró Natureza - FUNATURA identificaram no território uma excepcional importância ecológica (biodiversidade e recursos hídricos) e cultural que necessitava ser preservada, principalmente por não haver nenhuma unidade de conservação em toda a região conhecida como Gerais, do bioma Cerrado.

Para tanto, em 1989, por meio do Decreto n° 97.658 foi criado o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, com uma área de 83.364 hectares. Em 2004, o parque foi ampliado passando a ter uma área total de 230.671 hectares que abrange os municípios de Chapada Gaúcha, Formoso e Arinos no estado de Minas Gerais e Côcos, na Bahia.

O nome, é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o romance Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa, que retrata com extrema sensibilidade a realidade regional onde a unidade está inserida, repleta de passagens que descrevem os locais, a relação do homem com a natureza e as características culturais, ainda hoje encontradas.

Além de proporcionar a proteção de diversas espécies da flora e da fauna, algumas ameaçadas de extinção, e de ecossistemas típicos do Cerrado, o Parque objetiva, também, a pesquisa científica, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o estímulo ao desenvolvimento regional em bases sustentáveis.

Principais Atrativos

Veredas diversas
Mirante da Seriema
Cachoeira e trilha do Mato Grande
O encontro entre os Rios Preto e Carinhanha (rio que divide os estados de Minas Gerais e Bahia)
Vereda do Santa Rita e encontro com o Rio Preto

Melhores épocas do ano para visitação

O Parque pode ser visitado durante o ano todo. Normalmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril.

Como chegar

É possível acessar a sede do Parque, localizado em Chapada Gaúcha/MG, partindo de Arinos, São Francisco, Januária ou Montalvânia, sendo que destas, a única estrada pavimentada é por Arinos. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek de Brasília é o de mais fácil acesso. Aproximadamente 360km de estrada pavimentada e em boas condições.

Empresas de ônibus que oferecem serviço de transporte entre Brasília e Januária com parada em Chapada Gaúcha/MG:

Vila Rica 38-99984-4478
Real Sul 61-3358-1060
Januária 38-9942-6163 / 38-9206-1087/ 61-9624-1033

Valores de ingressos e passeios

Atualmente, não há cobrança de ingresso de acesso ao Parque.



ORIENTAÇÕES DIVERSAS


A visita deve ser agendada pelo telefone (38) 3634-1465 ou pelo e-mail: parnagsv@gmail.com
A entrada no Parque só é permitida com veículo 4x4 e o acompanhamento de um condutor de visitantes da região, que deverá ser contratado pelo interessado. Em breve será publicada a lista dos condutores cadastrados.
Não é permitido pernoitar no interior do Parque.


Horário de funcionamento


A sede administrativa funciona de segunda à sexta de 8h às 12h e de 14h às 18h.
O Parque fica aberto para visitação todos os dias das 7h as 18h.
A visita deve ser finalizada até às 18h, sendo o condutor responsável pela devolução das chaves das cancelas.

Registro de entrada

O registro dos visitantes é feito mediante o preenchimento do "Termo de Conhecimento de Riscos e Normas" na sede administrativa do Parque em Chapada Gaúcha/MG, ou encaminhado por e-mail.
Endereço:
Rua Guimarães Rosa, 149
CEP: 39314-000

Recomendações


Verificar nível do tanque de combustível do veículo. As distâncias percorridas são longas.
Leve bastante água e um bom lanche, mas evite vasilhames de vidro ou enlatados. Prefira alimentos leves como frutas frescas ou desidratadas, castanhas, sanduíches (sem maionese).
Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões e as opções de saque são:
Correios (Apenas Banco do Brasil), de segunda a sexta de 8h30 às 16h30
Lotérica (Caixa ou Banco do Brasil), de segunda a sexta de 8h às 18h e sábado de 8h às 12h
Caixa Eletrônico do Bradesco - Todos os dias de 6h às 22h
Mercado Toledo (apenas Bradesco) - de segunda a sábado de 8h às 12h e 14h às 18h.
Utilize roupas adequadas, boné e tênis ou outro calçado fechado.
Leve protetor solar e repelente
Leve seus remédios de usos específicos, como antialérgicos, e de uso controlado, como pressão, asma e outros.
Na época da chuva, traga capa de chuva e roupa reserva para trocar após o passeio. Dica: embale roupas e equipamentos eletrônicos em um saco estanque para mantê-los secos.
Siga as normas e as orientações dos funcionários do parque e condutores de visitantes, especialmente nas áreas de banho, pois elas visam a proteção dos ambientes e dos próprios visitantes.
Observe, mas não recolha flores e pedras dos locais que você estã visitando, nem moleste os animais.
Todo lixo que você produzir deverá ser trazido de volta à cidade, inclusive o lixo orgânico.

Atividades em ambientes naturais envolvem riscos e o Parque Nacional não conta com serviço de resgate, portanto, aja com moderação. Evite atitudes que possam causar acidente, como subir em pedras ou árvores e saltar no rio de lugares altos. Lembre-se: VOCÊ É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR SUA SEGURANÇA.
Atenção: Em épocas de chuva existe o risco de ocorrência de trombas d'agua, fenômeno decorrente do acúmulo de água na cabeceira do rio, provocando uma enchente repentina arrastando o que estiver em seu curso.

Restrições

Não são permitidos:
A entrada nas áreas de visitação com bebidas alcoólicas ou qualquer outra droga legal ou não, que limite os reflexos e a capacidade de coordenação motora do indivíduo. Fumar, além de ser proibido no PNGSV, não combina com o ambiente e atrapalha a experiência dos outros visitantes. Respeite-os.
O uso de bronzeador, xampu e sabonete nos banhos de rio.
A entrada de animais domésticos.
O ingresso e a permanência na unidade de visitantes portando armas, materiais ou instrumentos destinados a corte, caça, pesca ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora.
A utilização de aparelhos ou instrumentos sonoros dentro do Parque, excetuando-se os casos necessários à fiscalização, busca e salvamento.

Acesse o Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC.

Contatos para comunicação

(38) 3634-1465
parnagsv@gmail.com
Fim do conteúdo da página