Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Visitação > Unidades Abertas a Visitação > Parque Nacional de Brasília
Início do conteúdo da página
Unidades Abertas a Visitação

Parque Nacional do Pau Brasil

1 parna pau brasil 
O Parque Nacional do Pau Brasil foi criado em 20 de abril de 1999, em comemoração aos 500 anos do Brasil, possui cerca de 19 mil hectares. É uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no sul da Bahia, localizando-se integralmente no município de Porto Seguro.

Possui titulação de reconhecimento mundial. A região onde está inserido, denominada Costa do Descobrimento, foi declarada Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO devido ao seu excepcional valor do ponto de vista da ciência e da preservação de ecossistema de interesse universal.

A denominação Costa do Descobrimento se refere ao fato que foi neste local que, em 22 de abril de 1500, os portugueses desembarcaram pela primeira vez na costa brasileira. Assim, nessa região podem ser encontrados diversos testemunhos do início da ocupação do Brasil, seja pelos sítios arqueológicos pré-históricos e históricos, seja pelos remanescentes das aldeias jesuíticas (Vale Verde, antiga redução jesuítica de Patatiba dos Anjos e Trancoso) ou pelos núcleos urbanos com muitos exemplos de arquitetura coloniais e prédios históricos.

Visitar o Parque é sempre garantia de ar puro, clima ameno, vistas deslumbrantes e harmonia com a natureza. Venha conhecer!

PRINCIPAIS ATRATIVOS

Trilha Patatiba

2 parna pau brasilPatatiba foi o primeiro nome do hoje Distrito de Vale Verde – “Nossa Senhora Patatiba dos Anjos”, redução jesuítica de aldeiamento de uma tribo Tupinambá – “Patatiba”, fundado em meados dos anos de 1536. Está localizada na estrada do Jacuba. É uma trilha com nível baixo a médio de dificuldade, onde os visitantes poderão interagir com áreas de mata densa dentro da floresta, árvores centenárias, uma grande diversidade de cipós e uma exuberante diversidade biológica.

No final da trilha, os visitantes poderão descansar, contemplar a natureza, fazer um piquenique e aproveitar o maravilhoso banho na Cachoeira do Jacuba.

Extensão: 1,2 km
Tempo de caminhada: 40 minutos
Grau de dificuldade: médio


Trilha da Mussununga

3 parna pau brasilAs mussunungas ou capinaranas são vegetações estabelecidas sobre solos arenosos com profundidade média de 2 metros e camada de laterita (ferro oxidado) ao fundo, apresentando desde formações campestres até florestais. São muito parecidas com as restingas, porém, sua área de ocorrência se dá nas Florestas de Tabuleiro.

Extensão: 500 metros
Tempo de caminhada: 20 minutos
Grau de dificuldade: médio





Trilha das Antas


4 parna pau brasilEstá localizada na Estrada da Juerana. É uma trilha totalmente plana, possibilitando o acesso de pessoas que tenham algum tipo de dificuldade de locomoção.

Ao final dessa trilha, na mussununga, há uma lagoa de coloração avermelhada, a qual, segundo especialistas, é mantida devido à presença de uma população de antas (Tapirus terrestris), que à noite se reúne no local, revolvendo o fundo e expondo a laterita (ferro oxidado) colorindo a água.

Extensão: 2,4 km
Tempo de caminhada: 60 minutos
Grau de dificuldade: fácil













Trilha Ibirapitanga

5 parna pau brasil2Ibirapitanga (pau-brasil) em tupi-guarani significa madeira vermelha. O pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica, ocorrendo originalmente desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte. É uma árvore em perigo de extinção e foi declarada em 1978 como árvore símbolo do Brasil.

A trilha é suspensa para proteger as plântulas (pequenas mudas) de pau-brasil e o ambiente delicado do entorno, ao mesmo tempo em que possibilita o acesso a pessoas com necessidades especiais ou que possuam dificuldades de locomoção.

Nesta trilha o visitante poderá encontrar desde plântulas de pau-brasil até árvores nativas centenárias.

Extensão: 150 metros
Tempo de caminhada: 15 minutos
Grau de dificuldade: fácil








Trilha das Bromélias

6 parna pau brasilLocalizada na estrada do Pau Brasil, essa trilha demonstra os vários ambientes da Mata Atlântica de Tabuleiro, especialmente a mussununga, naturalmente um jardim de bromélias e orquídeas, finalizando pela mata mais densa e com árvores de grande porte.

Extensão: 540 metros
Tempo de caminhada: 25 minutos
Grau de dificuldade: fácil







Trilha Vera Cruz

7 parna pau brasilO nome da trilha é uma homenagem ao primeiro nome que nosso país recebeu dos portugueses (Terra de Vera Cruz) bem como da maior comunidade do entorno do parque (Distrito de Vera Cruz). Tal trilha é de conhecimento dos moradores da região por ser muito antiga e muito utilizada, para comunicação entre comunidades no entorno do parque.

Está localizada na estrada do Pau Brasil, é uma trilha de nível fácil a médio, que dá acesso a uma lindíssima área de piquenique e de banho no Rio da Barra.

Extensão: 800 metros
Tempo de caminhada: 40 minutos
Grau de dificuldade: médio


Mirante do cemitério


Neste local, entre as décadas de 40 e 60, diversas pessoas que viviam na região estão sepultadas. Este é um importante registro histórico e uma homenagem do Parque Nacional do Pau Brasil a estes homens e mulheres, desbravadores e pioneiros que aqui um dia estabeleceram suas vidas. Seu acesso se dá através da Trilha Vera Cruz.


Jaqueira

8 parna pau brasil2Esta é uma antiga área de ocupação humana que ainda apresenta diversas árvores exóticas atestando o passado recente de ocupação.

A Jaqueira é uma área localizada às margens do rio da Barra. O córrego apresenta águas calmas e de baixa profundidade, o que proporciona um banho agradável a todos, incluindo crianças, pessoas com necessidades especiais e que tenham algum tipo de limitação. O riacho é bastante raso e permite essa interação sem maiores dificuldades.






Mirante do Maracanã

9 parna pau brasil2O nome do mirante é uma homenagem ao trabalho dos primeiros brigadistas do Parque.

Como ainda não existia sede administrativa, os brigadistas acampavam em diferentes lugares dentro do Parque para monitorar os focos de incêndio e nas horas vagas utilizavam este local para jogar futebol (a floresta lentamente está retornando ao local).

Localizado no Corredor do Jabuti, acessível, é um local onde os visitantes poderão admirar a linda vista da floresta.


Mirante do Pau Brasil

O nome deste mirante é uma homenagem ao pau-brasil, árvore símbolo do Brasil e do Parque Nacional. É um local de descanso e contemplação para os visitantes.

Localizado na estrada do Pau Brasil, a meio caminho de outras importantes atrações, além de uma excepcional vista do Vale do Rio da Barra.


Mirante da Sede

10 parna pau brasilLocalizado há cerca de 100 metros do Centro de Visitantes, acessível a portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção.



















Observação de aves


Com cerca de 830 espécies de aves, a Bahia é um dos estados com avifauna mais expressiva do país. A Costa do Descobrimento concentra importantes remanescentes de Mata Atlântica, com destaque para presença de grandes extensões de Florestas de Tabuleiro, além de áreas de restingas e manguezais. Um levantamento recente aponta a ocorrência de pelo menos 362 espécies de aves na Costa do Descobrimento, total que corresponde a mais de 40% da avifauna da Bahia. O Parque Nacional do Pau Brasil abriga o maior e mais bem preservado remanescente de Floresta de Tabuleiro da região, o que somado a sua ótima infraestrutura de trilhas faz dessa unidade de conservação um ótimo destino para observadores de aves.

Até o momento 214 espécies de aves já foram registradas no Parque. Entre essas, podem ser destacadas espécies como o balança-rabo-canela, tiriba-grande, chauá, chorozinho-de-boné, crejoá, anambé-de-asa-branca e sabiá-pimenta. Todas endêmicas da Mata Atlântica e ameaçadas de extinção, com boas chances de observação no Parque e muito buscadas por observadores de aves.

Outra espécie de grande interesse para os observadores de aves encontrada com alguma frequência aqui é a harpia, espécie que desapareceu da maior parte da Mata Atlântica mas que se reproduz dentro da área do Parque.

Embora a estrada principal que corta a unidade de conservação por si só já seja um bom lugar para se passarinhar, podem também ser destacadas as seguintes trilhas para a prática da atividade: Trilha das Bromélias, Trilha das Antas, Trilha de Vera Cruz. Os mirantes oferecem uma visão privilegiada das copas, e com alguma sorte podem ser bons locais para observar espécies como o crejoá e o anambé-de-asa-branca.


COMO CHEGAR

O acesso ao Parque Nacional do Pau Brasil se dá por terra e de forma bastante simples, tanto partindo do município de Eunápolis quanto de Porto Seguro, através da BR 367.

Há duas formas de acesso: BR 367 e BA 001 ou atravessando a balsa para Arraial d´Ajuda e percorrendo a BA 001.

Saindo de Porto Seguro ou Eunápolis, deve-se seguir pela BR-367 até o trevo em direção a Arraial D’Ajuda/Trancoso, seguindo posteriormente pela BA-001 sentido Arraial D’Ajuda e Trancoso. O trecho é sinalizado com placas indicativas da direção desses distritos.

Estando em Arraial D’Ajuda ou Trancoso seguir pela BA 001 passando por Vale Verde até a placa de acesso ao Parque Nacional do Pau Brasil.

O acesso aéreo é feito através do aeroporto de Porto Seguro. Há voos regulares partindo das principais capitais e empresas aéreas comerciais do Brasil.

Não há transporte público regular até o Parque.

QUANDO IR

O Parque Nacional do Pau Brasil pode ser visitado durante todo o ano. No inverno, período mais chuvoso, recomenda-se verificar a previsão do tempo, contudo os dias chuvosos são permeados por períodos de sol intenso.

Durante o restante do ano o Parque é privilegiado com dias ensolarados.

ONDE FICAR

Há diversas opções de hotéis e pousadas em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso. A distância média da entrada do Parque é de 40 km. Porto Seguro é um dos maiores polos hoteleiros do Brasil, portanto, onde ficar não vai faltar.

COBRANÇA DE INGRESSOS

Ainda não há cobrança de ingresso, o que acontecerá somente após da delegação de serviço, prevista para o ano de 2018.

ORIENTAÇÕES

11 parna pau brasil2O horário de funcionamento do Parque é de segunda a sexta das 08h30 às 16h (com saída até às 16:30h).

É importante o agendamento prévio da visita através do e-mail parnadopaubrasil@gmail.com

Ao entrar na unidade, o visitante deve se dirigir imediatamente ao Centro de Visitantes, onde deverá assinar o Termo de Reconhecimento de Riscos, o qual também deverá ser assinado ao final da visita, como forma de segurança do visitante.

Os veículos deverão ser estacionados na portaria do Parque, e o passeio poderá ser feito de bicicleta ou a pé, sendo que o primeiro atrativo está a cerca de 9km do Centro de Visitantes. Não é permitida a entrada com veículos particulares.

Em função do tipo de pavimento, recomenda-se que a bicicleta e o ciclista estejam equipados com todos os acessórios de segurança (capacete, joelheiras e cotoveleiras, etc.)

A fim de facilitar a orientação dos visitantes, cada estrada possui uma cor, sendo:

a) Estrada do Pau Brasil – azul
b) Estrada do Jacuba – verde
c) Estrada da Juerana – rosa
d) Corredor do Jabuti - laranja

Recomenda-se aos que farão trilha que:

  • Estejam bem preparados fisicamente para o esforço de caminhada;
  • Vistam roupas leves e confortáveis, calçado apropriado para trekking e boné.
  • Carreguem mochila com itens essenciais: água potável, lanche, capa de chuva, protetor solar e repelente para insetos
  • A atividade de caminhada em unidades de conservação implica alguns riscos, como queda e mordedura de animais. Além disso, seja prudente e siga a sinalização da trilha para não se perde

Lembramos também que:

  • É proibido coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre.
  • O fogo pode causar destruição e oferece perigo, não sendo, portanto, permitido sua utilização no Parque.
  • Deposite seu lixo em local apropriado ou o leve de volta para casa.
  • Atalhos causam erosão. Utilize a trilha oficial.
  • A utilização de equipamentos e instrumentos sonoros afeta o ecossistema, sendo permitida somente mediante autorização.
  • Os banhos de rio são permitidos na Cachoeira do Jacuba, rio da barra na Jaqueira e ao final da Trilha Vera Cruz, não sendo permitida a utilização de sabonetes, óleos e produtos de higiene pessoal.
  • O uso de bicicletas apenas é permitido nas estradas de acesso aos atrativos.

MAPA E TRILHAS

Mapa e trilhas do Parque Nacional do Pau Brasil

Acesse o Guia de Conduta Consciente em Ambientes Naturais

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC.

Fim do conteúdo da página