Práticas Inovadoras

O conhecimento é uma das principais ferramentas de desenvolvimento organizacional e sua utilização em rede é elemento fundamental para impulsionar a inovação e melhorar a eficiência, em especial em organizações geograficamente descentralizadas. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, com centenas de unidades descentralizadas em todo o território nacional, enfrenta o desafio de qualificar a gestão do conhecimento como estratégia para aprimorar o processo de implementação das áreas protegidas sob sua administração.

Esta iniciativa nasce em resposta às demandas por conhecimento e intercâmbio de experiências ou práticas inovadoras nos mais variados temas que permeiam a gestão das unidades de conservação.

Considera-se como prática inovadora a iniciativa que promove mudanças positivas na gestão da unidade, com potencial para ser replicada nas demais.

Iniciativas diversas estão sendo implementadas nas Unidades de Conservação, enfrentando desafios específicos à sua realidade, mas imersas em temáticas comuns. Entretanto, a pouca tradição em registrar, ou mesmo tornar público, experiências e práticas do cotidiano, somada à dispersão geográfica das unidades organizacionais do ICMBio, dificultam o diálogo interno e o aprendizado institucional.

Em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ, a GIZ e a Fundação Gordon and Betty Moore, a pretensão do ICMBio é valorizar e estimular o diálogo a partir da divulgação de práticas de gestão que colaboram de forma articulada e coordenada para a implementação das Unidades de Conservação e, consequentemente, para a consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC.