MONITORAMENTO PARTICIPATIVO: A COMUNIDADE APOIANDO A GESTÃO

semfotoUnidade: Parque Nacional  Chapada dos Veadeiros

Autores:Luciana Nars, Rafael Amaral e Carla Guaitanele(Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)

Contato:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bioma: Cerrado

 

Arquivos para download

btn ficharesumo btn fotos btn cartaimg  

Objetivo
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é reconhecido pelos seus rios cristalinos, cachoeiras de mais de 100 metros, trilhas e grandes paredões. As belezas de suas paisagens chamam cada vez mais atenção de turistas brasileiros e do mundo. Em 2013, 27 mil visitantes passaram pelo Parque para desfrutar desse ambiente. Várias trilhas são históricas, utilizadas de forma massiva pelo garimpo há cinquenta anos. Para possibilitar o melhor acesso dos visitantes ao Parque, desde janeiro de 2013 a visita com acompanhamento de guia deixou de ser obrigatória. Esta iniciativa aumentou ainda mais a necessidade de monitoramento das trilhas e de informar aos turistas sobre os impactos que podem ser gerados pela atividade de visitação. Assim, foi desenvolvido o projeto "Formação de Monitores Socioambientais", para acompanhar a situação da visitação no Parque e propor melhorias em seu manejo. A ideia é que, com a capacitação de estudantes, seja possível realizar levantamentos e análises de dados técnicos que contribuam para o planejamento e o manejo de seus principais atrativos abertos à visitação.
Desenvolvimento

No primeiro ano, 10 estudantes inscritos no Programa de Bolsa do Centro de Estudos da UnB Cerrado realizaram monitoramentos mensais dos impactos da visitação nas principais trilhas abertas à visitação. Já em 2014, os jovens passaram por capacitações para se transformarem em monitores socioambientais das áreas interna e externa do Parque. Essas capacitações explicam aos monitores a importância de considerarem tanto os aspectos ambientais como sociais para os seus levantamentos. Por exemplo, no entorno do Parque, são monitorados indicadores ambientais dos resíduos sólidos na Vila de São Jorge, também índices de visitação dos moradores da Vila de São Jorge no Parque Nacional e imagem do Parque Nacional pelos moradores da Vila de São Jorge. "Com os dados, a Unidade pretende envolver os moradores e promover maior integração do Parque com o desenvolvimento socioambiental local", comenta Carla.

Atividade de capacitação para o monitoramento participativo Para despertar a participação dos turistas, um questionário de satisfação da visita fica disponível no Centro de Visitantes e é encaminhado via e-mail aos visitantes da Travessia das Sete Quedas. A partir daí, vários indicadores são avaliados: percepção do visitante sobre lotação, tempo de espera para entrar no Parque, volume de lixo encontrado, número e tipo de reclamações do visitante, número de atalhos nas trilhas, frequência de observação de fauna, número de sinalização depredada, número de fezes ou papel higiênico visíveis. Apesar do pouco tempo de implementação do projeto, alguns resultados já podem ser vistos, como os 908 questionários de satisfação dos visitantes respondidos e sistematizados; a realização de monitoramentos mensais nas trilhas dos principais atrativos do Parque Nacional e trilhas parcialmente manejadas; a renovação da sinalização, além da reforma e construção de alguns equipamentos facilitadores.


Resultados

Pretendemos continuar o monitoramento e as ações de manejo em andamento com o envolvimento da academia, promover uma capacitação continuada e a valorização dos jovens enquanto monitores socioambientais, vamos realizar o monitoramento impactos ambientais no entorno do Parque e o índice de visitação dos moradores da região. Além de qualificar a gestão, estas iniciativas resultaram numa maior integração da sociedade com a unidade de conservação.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar