VOLUNTARIADO MULTIPLICA INICIATIVAS DE GESTÃO

semfotoUnidade: Reserva Extrativista Soure 

Autores:Realizadores: Gabriella Calixto Scelza e Andrei Tiego Cunha Cardoso (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)

Contato:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bioma: Marinho Costeiro

 

Arquivos para download

btn ficharesumo btn fotos btn cartaimg  

Objetivo
A Reserva Extrativista Marinha do Soure, conquistou uma força especial a partir de 2013: a sociedade civil. Com o início da implementação do Programa de Voluntariado do ICMBio, a Unidade de Conservação passou a desenvolver o projeto piloto "Praias de Soure: nosso paraíso marajoara", focado no ordenamento do Uso Público e desenvolvimento de atividades culturais e de Educação Ambiental nas praias. O projeto veio preencher uma lacuna importante, e que é desafiante à maioria das unidades de conservação no Brasil, a falta de recursos humanos para desenvolver todas as potencialidades de gestão.
Desenvolvimento

A mobilização para que as pessoas participassem das ações passou por um processo inicial focado em despertar nos cidadãos locais o sentimento de pertencimento à Reserva, reconhecendo o território como um local de ampla cultura e diversidade ambiental e visualizando a sua importância na manutenção destas riquezas locais. Nessa etapa, foi importante para os atores envolvidos reconhecerem a relevância da Reserva para a vida da comunidade, bem como a importância dos membros da comunidade para a conservação da biodiversidade existente naquela área. Com a participação dos voluntários, a gestão da Unidade tem promovido principalmente ações de comunicação, como a criação de um informativo da Unidade de Conservação e de monitoramento da biodiversidade (lixo fluvio-marinho, caranguejo-uçá, pesca comunitária e encalhes de animais nas praias). Toda essa gama de ações acaba constituindo um rico cenário de oportunidades (extensão e pesquisa) para universitários, e, claro, para a gestão da Unidade de Conservação. A partir do sucesso e adesão das pessoas a este programa, outros projetos foram elaborados, como por exemplo "Manguezal: Conhecendo e Protegendo", focado no desenvolvimento de atividades de interpretação ambiental junto à rede de ensino local, e o "Mãos ao Lixo", elaborado pelos voluntários com o objetivo de agir e discutir a problemática do lixo junto às associações das comunidades e bairros de beneficiários da UC.


Resultados

A partir do sucesso e adesão das pessoas a este programa, outros projetos foram elaborados, como por exemplo "Manguezal: Conhecendo e Protegendo", focado no desenvolvimento de atividades de interpretação ambiental junto à rede de ensino local, e o "Mãos ao Lixo", elaborado pelos voluntários com o objetivo de agir e discutir a problemática do lixo junto às associações das comunidades e bairros de beneficiários da UC. Além disso, os voluntários foram envolvidos na implementação do projeto "Jovens Protagonistas", desenvolvendo atividades paralelas com as crianças enquanto a equipe gestora atua junto ao público-alvo jovem. Outras pessoas passaram a se interessar em participar, e no inicio de 2014 a gestão da Reserva Extrativista abriu um novo período de inscrição de voluntariado e recebeu 92 inscrições.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar