Oficinas de Planejamento e Plano de Ação Ambiental

 O Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão está realizando uma série de oficinas com os representantes das Secretarias e Conselhos Municipais de Meio Ambiente e Turismo com o intuito de fortalecer a capacidade de planejamento e gestão ambiental local.

A programação das oficinas contempla noções de planejamento e gestão, orçamento público e resgata elementos apontados em documentos oficiais, tais como: lista de prioridades do CAOMA/MPE, Plano Diretor Municipal, critérios de avaliação do ICMS Ecológico, entre outros.

Dentre os resultados esperados, além da promoção de oportunidade de capacitação para o público local, estão sendo elaborados os Planos de Ação Ambiental para cinco anos e os Planos de Trabalho para 2013, que servem para direcionar o investimento dos recursos do ICMS Ecológico garantidos pelos Prefeitos por meio dos Termos de Compromisso assinados no final de 2012.

Foto artigo 23

A consultora Selene Sotero reforça que os Planos de Ação Ambiental cobrem em seus Macro Desafios e Programas Temáticos pontos fracos direcionados para o Bioma Cerrado (fauna, flora e recursos hídricos) para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento da gestão ambiental e turística. Quanto aos Planos de Trabalho para 2013, já definidos em dois dos quatro municípios, a tendência está sendo em priorizar a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos e ações voltadas para o ordenamento da gestão visando a proteção e conservação dos elementos turísticos naturais da região.

Cabe ressaltar a tendência dos conselheiros e gestores municipais em definir a "visão futura" ressaltando a natureza como riqueza a ser utilizada para a melhoria da qualidade de vida.

São Félix: Município coração do Jalapão, lugar de natureza protegida e conservada, cultivando suas tradições e cultura, garantindo a sustentabilidade.

Mateiros: Mateiros de povo forte onde a cultura e natureza presente está.

Ponte Alta: O Jalapão começa aqui, Ponte Alta do Tocantins de povo hospitaleiro e belezas naturais.

Rio da Conceição: Município de Rio da Conceição, Portal do Jalapão, preservando e conservando de forma sustentável.

 

Autor: James Possapp.