Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão transfere servidor de dados para o SEPLAN em Palmas

O expert da Jica Manabu Kawaguchi promoveu nesta semana a transferência do servidor de dados, que estava instalado em um provedor privado em Brasília, para a Secretaria de Planejamento e Modernização Administrativa (SEPLAN) em Palmas. Nesse servidor está instalado o Sistema de Informações Geográficas para Internet (WEB GIS), criado para o projeto (www.jalapaocorredor.com.br), que disponibiliza à sociedade uma gama de informações ambientais e socioeconômicas com foco na orientação ao planejamento participativo das estratégias de uso sustentável dos recursos naturais na região do Jalapão.

“Decidimos trazer nosso servidor do banco de dados para Palmas para ser instalado no Seplan porque sera mais fácil compartilhar nossas imagens de satellite e informações geográficas” explicou Sr. Kawaguchi.

A Diretoria Geral de Pesquisa e Zoneamento Ecológico-Econômico da SEPLAN, através da Diretoria de Zoneamento Ecológico-Econômico, será responsável pelo gerenciamento, manutenção e atualização da base da dados. A intenção da JICA é permitir o livre acesso do público à informação e que essa base possa ser atualizada e/ou complementada no escopo do Projeto.

Foto Art 007

A transferência do servidor está alinhada ao conteúdo do Termo de Reciprocidade firmado em Setembro de 2011, entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a SEPLAN e demais instituições do Governo do Tocantins, para a implementação do Corredor Ecológico da Região do Jalapão no Tocantins.

Autor: James Possapp.