Prefeito de São Felix do Tocantins assina decreto de criação da I Unidade de Conservação Municipal


Alem de ter sido o primeiro município tocantinense a elaborar seu Sistema Municipal de Unidades de Conservação (SMUC), o Prefeito de São Felix do Tocantins, Janio Silva Mendonça, assinou neste sábado (07/07) o decreto de criação do Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono. Baseado na Lei municipal nº 240 de outubro de 2011, que institui o SMUC, foi criada a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins.

Artigo 10 - Assinatura Decreto MN CCRS 2 v2

A iniciativa surgiu durante a gestão de Carlos Irael Ribeiro dos Reis na Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município, que trabalhando proximamente com o Conselho Municipal de Turismo e Meio Ambiente, contou com o apoio do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão para a elaboração dos estudos técnicos que fundamentaram a proposta de criação da UC.

Os consultores do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão, Renato Prado dos Santos, responsável pelos primeiros estudos, e James Possapp, estiveram presentes na cerimônia, esclarecem dúvidas pendentes e apresentaram à comunidade uma proposta de elaboração do Plano de Manejo da unidade baseada em ampla participação da comunidade local por meio do Conselho de Turismo e Meio Ambiente e de outras lideranças da comunidade. Pela proposta a população e instituições locais poderão participar de todo o processo, especialmente nas Oficinas de Planejamento Participativo (OPPs).

Artigo 10 - Assinatura Decreto MN CCRS 

Alem da criação da UC, o Projeto Corredor Ecológico e a JICA também tem promovido o mapeamento da cobertura vegetal e uso da terra na escala de 1:25.000 e a criação de um vídeo educacional sobre o processo de discussão do SMUC, para que outros municípios sejam capazes de se motivar na discussão da gestão ambiental em nível municipal e servir de um roteiro para criação de UCs municipais.

Autor: James Possapp.