Educação

Índice

A análise da Educação na área alvo baseou-se nos dados da variável Educação levantados pelo PNUD por ocasião do Índice de Desenvolvimento Humano nos anos de 1991 e 2000 e na análise dos dados tabulares da Amostra de Educação sistematizados por ocasião do censo de 2010. Essas variáveis foram comparadas com os valores alcançados para o Brasil e estados que compõem a área alvo estudada.

Projeto ASAS em Rio da ConceiçãoEm relação à amostra dos dados sobre Educação do censo 2010, a rede pública é o meio pelo qual 81,15% do universo dos estudantes brasileiros estudam. Nos municípios da área alvo isso também se repete, mas com participações muito mais elevadas, com todos municípios acima da média nacional informada. Isso acontece em Barreiras do Piauí (100% dos estudantes) e em Lagoa do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono e Santa Tereza do Tocantins, no Tocantins, onde mais de 99% dos estudantes estão alocados na rede pública de ensino.

Em relação ao nível de ensino, São Gonçalo da Gurguéia (PI) e Rio da Conceição (TO) lideram os percentuais de crianças em Creches, 6,13% e 5,14%, respectivamente; em idade Pré-escolar ou em classe de alfabetização se verifica São Gonçalo da Gurguéia, Corrente e Barreiras do Piauí, todos no Piauí com os maiores percentuais, na sequencia de 26,51%, 19,01% e 14,75%, alguns bem acima da média nacional de 11,57%.