Educação

Índice

A análise da Educação na área alvo baseou-se nos dados da variável Educação levantados pelo PNUD por ocasião do Índice de Desenvolvimento Humano nos anos de 1991 e 2000 e na análise dos dados tabulares da Amostra de Educação sistematizados por ocasião do censo de 2010. Essas variáveis foram comparadas com os valores alcançados para o Brasil e estados que compõem a área alvo estudada.

Projeto ASAS em Rio da ConceiçãoEm relação à amostra dos dados sobre Educação do censo 2010, a rede pública é o meio pelo qual 81,15% do universo dos estudantes brasileiros estudam. Nos municípios da área alvo isso também se repete, mas com participações muito mais elevadas, com todos municípios acima da média nacional informada. Isso acontece em Barreiras do Piauí (100% dos estudantes) e em Lagoa do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono e Santa Tereza do Tocantins, no Tocantins, onde mais de 99% dos estudantes estão alocados na rede pública de ensino.

Em relação ao nível de ensino, São Gonçalo da Gurguéia (PI) e Rio da Conceição (TO) lideram os percentuais de crianças em Creches, 6,13% e 5,14%, respectivamente; em idade Pré-escolar ou em classe de alfabetização se verifica São Gonçalo da Gurguéia, Corrente e Barreiras do Piauí, todos no Piauí com os maiores percentuais, na sequencia de 26,51%, 19,01% e 14,75%, alguns bem acima da média nacional de 11,57%.


Na Alfabetização de adultos, o Tocantins lidera o ranking com a participação dos municípios de Novo Acordo (4,97% dos estudantes), Lagoa do Tocantins (4,05%) e Santa Tereza do Tocantins (3,35%). No ensino Fundamental a média nacional é de 63,45%, enquanto que os municípios considerados estão todos acima desta média. Fato contrário se dá no ensino Médio, onde todas as municipalidades estão abaixo da média nacional, de 15,55%. Destaques para Lizarda, Mateiros, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e Rio Sono, todos Tocantinenses, com quase 90% dos estudantes no ensino fundamental. Lizarda se destaca negativamente no tocante ao número de estudantes matriculados no ensino Médio, com ínfimos 0,2%. Na medida em que se avança pelas séries, os dados se apresentam mais tímidos.

Em fase Pré-vestibular temos apenas seis municípios com dados (Almas, Lizarda, São Félix do Tocantins, no Tocantins; Alto Parnaíba no Maranhão, Corrente e Santa Filomena no Piauí) e todos abaixo de 1% do universo de estudantes. Replicando o já verificado no tocante ao ensino médio, os alunos de Graduação na região estão muito abaixo da média nacional (5,36% dos estudantes). Algum destaque pode ser dado aos municípios de Barreiras do Piauí, Corrente e Gilbués (PI) no tocante ao ensino graduado, mas todos na ordem de 2,50%, menos da metade da média nacional. Mestrandos e Doutorandos são inexistentes nos dados consolidados, confirmando a ineficiência do avanço das séries na região estudada.


Também se verifica que nos municípios que possuem dados compilados há forte predileção dos habitantes graduados pelos cursos na área de Saúde e bem-estar social (média de 24,25% do total de pessoas com graduação nos municípios da área alvo), Ciências sociais, administração e direito (20,11%) e Educação (16,66%). Essa constatação reprisa a preferência nacional, embora haja nos dados nacionais o empate da área de Educação com Artes, humanidades e letras (11,20%). Em relação às áreas acadêmicas com maiores percentuais de graduados em Educação temos os municípios de Corrente (29,98%) e Gilbués (35,37%) no Piauí; em Ciências sociais, administração e direito verifica-se Almas (29,18%) e Rio da Conceição (100%), ambos no Tocantins, e Barreiras do Piauí (52,97%) no Piauí; nas áreas de Ciências, matemática e computação destaca-se isoladamente Ponte Alta do Tocantins (27,70%) no Tocantins. Almas no Tocantins e Alto Parnaíba no Maranhão lideram o ranking de maiores percentuais de formados em Engenharia, produção e construção, respectivamente 26,31% e 22,91%; na área de Agricultura e veterinária, Mateiros (TO) lidera com 52,31% dos formados e Barreiras do Piauí (PI) com 47,03%; Rio do Sono e Lizarda possuem a totalidade de seus graduados em Saúde e bem-estar social e Área de formação mal especificada se verifica sua presença significativa apenas no município de São Félix do Tocantins no Tocantins, com 38,92%. A área de Serviços não possui dados para nenhum dos municípios compilados.

Embora haja uma percepção um tanto quanto negativa dos dados anteriormente informados, os dados do IDH nos alentam com a noção de melhoria temporal no indicador Educação. De 1991 para 2000, todos os municípios apresentaram melhorias educacionais, alguns de modo bastante significativo, outros nem tanto. Os maiores valores de IDH-Educação em 2000 verificados, todos acima da média nacional (0,781) e as respectivas médias estaduais, estão nos municípios de Santa Tereza do Tocantins, Novo Acordo e Rio da Conceição no estado de Tocantins, com valores de IDH-Educação respectivos de 0,842, 0,819 e 0,801. Por sua vez, os de menores IDH-Educação em 2000 estão nos municípios de Mateiros no Tocantins (0,63) Santa Filomena (0,678) e São Gonçalo da Gurguéia (0,713), ambos no Piauí.