IDH - Índice de Desenvolvimento Humano

Índice

O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano é o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. O IDH é importante por combinar outros três indicadores de base: a esperança de vida à nascença (longevidade), o rendimento (renda) e o nível de educação (educação), sendo um índice-chave dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas".

Moradia encontrada próximo aos limites do PARNANo Brasil, o IDH tem sido utilizado pelo governo federal por meio do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), que pode ser consultado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (PNUD, 2011). Os valores de IDH variam de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1 for seu valor, maior será o nível de desenvolvimento humano. IDH até 0,499 informa um desenvolvimento humano baixo, índices entre 0,500 e 0,799 são de médio desenvolvimento humano e maiores que 0,800 informam um desenvolvimento humano alto (PNUD, 2011). Os dados abaixo se referem ao levantamento do IDH-M realizado para os anos de 1991 e 2001.

A AC dos dados do Índice de Desenvolvimento Humano indica que a média do IDH-M da área alvo pouco varia no universo dos dados, com leve fuga positiva para o Município de Santa Tereza do Tocantins e muito negativa em (diferença de 0,171 em relação à média) São Félix do Tocantins (diferença de 0,248 entre os dois municípios), ambos os municípios no estado do Tocantins. Em relação à evolução do IDH-M entre os anos de 1991 e 2000, houve incremento em todos os municípios estudados, porém destaca-se forte incremento nos municípios de São Félix do Tocantins (67,40%), Mateiros (33,03%) e Rio da Conceição (28,60%) e o baixo incremento do IDH-M em Rio Sono (8,68%) e Santa Tereza do Tocantins (8,97%).