PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Seu valor final é influenciado por diferentes variáveis, tais como o consumo da população, salários, juros, investimentos de empresas, construção, importações e exportações, dentre outros elementos.

Sede de uma das fazendas localizadas na região de PanambiNo Brasil os cálculos do PIB são feitos e divulgados pelo IBGE, o que permite o conhecimento da sua realidade e do exercício da cidadania. Na análise a seguir, foi verificado isoladamente o PIB municipal e seu peso relativo à Microrregião, Macrorregião e unidade federativa afeitas a cada município que compõe a área alvo.

O PIB-M e as abordagens apresentada na tabela anterior demonstram claramente o quanto a economia da região estudada é incipiente local e regionalmente, com poucos municípios apresentando uma economia mais vigorosa. Mesmo numa análise mais de perto, Microrregional, é evidente a baixa participação das economias municipais nos resultados alcançados para o conjunto dos municípios analisado. Destaque positivo para os municípios de Formosa do Rio Preto (BA), Corrente (PI) e Mateiros (TO), onde os valores do PIB per capita são mais positivos nas abordagens estatísticas.

Numa análise mais distanciada, Mesorregional, quase toda a positividade anteriormente verificada se exaure, ficando com importância apenas o município de Formosa do Rio Preto na Bahia, que perfaz quase 7% do PIB de sua macrorregião, composta por 24 municípios. Se considerado o estado de cada município, nenhum município possui peso maior que 1%, o que já era de se esperar dada ser a localização da região longe de todas as capitais estaduais e dos vetores de dinamização econômica, tais como estradas, ferrovias, portos ou indústrias. Os municípios mais deficitários, quando verificado a quantidade de municípios em cada Micro e Mesorregião, são Barreiras do Piauí (PI), Rio da Conceição, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins (TO).

PIB jalapao