Anfíbios

Herpetofauna é o termo utilizado para denominar a totalidade dos répteis e anfíbios de uma região. Os anfíbios englobam os anuros, salamandra e cecílias.

Os anfíbios (sapos, pererecas, rãs ou gias, cobras-cegas e salamandras) são um grupo de animais de extrema importância em termos de biodiversidade, contando com mais de 6.700 espécies conhecidas no mundo.

O Brasil é o país que possui a maior diversidade de anfíbios do planeta, responsável por mais de 14% dessa diversidade. Muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção ou já desapareceram por completo.

Esse grupo animal, de grande importância ecológica, vive principalmente na transição água-terra, alimenta-se preponderantemente de insetos e serve de alimento a uma imensa gama de animais. Princípios bioativos importantes para o desenvolvimento de medicamentos têm sido extraídos dos anfíbios, que também se destacam como um grupo de organismos bioindicadores da qualidade ambiental por serem animais muito sensíveis às alterações do ambiente.