(Arte: ICMBio)

Espécies ameaçadas preservadas na REBIO

Autor: Mario Luiz Martins Pereira

Ilha do Arvoredo

Autor: Mario Luiz Martins Pereira

Ilha Galé

Leia Mais
  • Sábado

    Possibilidade de Chuva

    29 °C

    20 °C

  • Domingo

    Pancadas de Chuva a Tarde

    30 °C

    20 °C

Florianópolis - SC

  • Quinta-Feira

    Pancadas de Chuva a Tarde

    28 °C

    21 °C

  • Sexta-Feira

    Pancadas de Chuva

    28 °C

    20 °C


Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

Criada em 12 de março de 1990, através do Decreto Federal n° 99.142, a Reserva Biológica  Marinha do Arvoredo é uma unidade de conservação federal, de proteção integral, que tem como objetivo proteger um pequeno espaço da costa brasileira que apresenta grande importância biológica.

Localizada no litoral do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17.600 hectares de superfície e abriga em seu interior as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda esse arquipélago.

A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos  com sambaquis e inscrições rupestres. Além disso, os ambientes marinhos da Reserva fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para manutenção dos estoques pesqueiros no entorno.