Visitação

A unidade de conservação é uma Reserva Biológica e de proteção integral portanto ela é fechada a visitação.

Por se tratar de um ecossistema sensível cientistas orientam que o manejo seja cuidadoso e monitorado. Com alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva ela abriga uma infinidade de espécies , sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos com sambaquis e inscrições rupestres. Além disso, os ambientes marinhos da Reserva fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para manutenção dos estoques pesqueiros no entorno. Por esses motivos é necessário um cuidado especial com o ecossistema.

As ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo foram um destino tradicional de mergulho recreativo no sul do Brasil desde a década de 1980. A partir de 2000, a Reserva foi fechada para o mergulho recreativo por determinação da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC e as operadoras de mergulho passaram a restringir sua atuação ao sul da Ilha do Arvoredo, que não faz parte da Reserva Biológica.

O que é permitido na REBIO Arvoredo?

  • Trabalhos com objetivos educacionais e de pesquisa científica são permitidos, desde que devidamente autorizados pelo ICMBio.
  • Trânsito de embarcações nas rotas de passagem definidas pelo Plano de Manejo da Reserva, mantendo sempre o afastamento mínimo de quinhentos metros das Ilhas.
  • Em casos de mar ruim, quando a segurança da navegação ficar comprometida, é permitido que as embarcações busquem abrigo em áreas protegidas no interior da Reserva (arribada).

O que é proibido na REBIO Arvoredo?

  • No interior da Reserva é proibido qualquer modalidade de pesca e atividades de recreação e turismo, tais como o mergulho, passeios e esportes náuticos.
  • Entrar ou ancorar na área da Reserva sem autorização é proibido. É permitida apenas a passagem pelo interior da Reserva utilizando as Rotas de Passagem e o abrigo em dias de mar ruim.
  • Não é permitido o desembarque nas áreas terrestres da Reserva, salvo em situações de emergência.

E no entorno da Reserva?

  • Na Baía do Farol (Ilha do Arvoredo), a pesca é proibida a menos de 200 metros da ilha.
  • Na Baia Mansa e Saco do Capim (Ilha do Arvoredo) a pesca é proibida a menos de 100 metros da ilha, exceto para pesca de lula com zangarilho, permitida à distância mínima de 50 metros.
  • No lado oeste do Calhau de São Pedro é proibida a pesca a menos de 200 metros, exceto para pesca de lula com zangarilho, permitida à distância mínima de 50 metros do Calhau. O lado leste do Calhau está dentro da Reserva, onde a pesca é proibida.
  • Na Área de Normatização da Pesca e Turismo da REBIO Arvoredo é proibida a pesca com embarcações com mais de dez toneladas de arqueação bruta (10AB).
  • A pesca de arrasto é proibida na Baía de Tijucas e nas enseadas de Porto Belo, Bombinhas, Mariscal e Zimbros.