(Foto: Acervo ICMBio)

Vegetação

(Foto: Acervo ICMBio)

Paisagem Rebio Sooretama

Leia Mais
  • Domingo

    Parcialmente Nublado

    31 °C

    21 °C

  • Segunda-Feira

    Parcialmente Nublado

    30 °C

    22 °C

Linhares - ES

  • Sexta-Feira

    Chuva

    30 °C

    23 °C

  • Sábado

    Parcialmente Nublado

    29 °C

    22 °C


Reserva Biológica de Sooretama

Localizada a 130 quilômetros de Vitória e 45 quilômetros de Linhares-ES. O acesso é realizado pela Rodovia Federal Governador Mario Covas - BR 101 Norte - até o km 116 e seguir a esquerda por uma estrada muncipal asfaltada até a comunidade de Juncado e percorrer mais cinco km por estrada de terra para chegar na sede da unidade.

Sede da UC

A reserva possui fauna com elevado número de espécies endêmicas e vegetação da mata atlântica com árvores com mais de 30 metros de altura. Um patrimônio biológico de inestimado valor.

A unidade adquiriu o status de Reserva Biológica em 1982 com a edição do decreto nº 87.588, de 20 de setembro daquele ano. Até então a área era conhecida como Parque de Refugio e Criação de Animais Silvestres Sooretama. A área atualmente ocupada pela reserva foi constituída por duas áreas, sendo uma pertencente à união (Parque de Refugio Sooretama com 12.250 hectares) e a outra pertencente ao Estado do Espirito Santo (Parque Estadual Barra Seca com 10.000 hectares), que se fundiram para criar a reserva. 

A unidade pertence à categoria das Unidades de Conservação de Proteção Integral, definição dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, criado pela lei nº 9.885, de 18 de julho de 2000.